As Concepções de Universitários Ingressantes e Concluintes do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Relacionadas a Questões de Ciência e Tecnologia

Autores

  • Micheli Bordoli Amestoy Universidade Federal de Santa Maria-UFSM
  • Karine Bueno do Nascimento Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X13119

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/2179460X13119

O objetivo dessa pesquisa é a partir da Voz de universitários ingressantes e concluintes do curso de Ciências Biológicas da UFSM, descrever suas concepções e posicionamentos diante de questões sobre Ciência e Tecnologia. Utilizou-se uma adaptação do questionário internacional de pesquisa intitulado The Relevance of Science Education (ROSE). O resultado encontrado revela uma inquietação frente à identidade profissional construída pelos universitários durante a formação acadêmica, independente das habilitações escolhidas - bacharelado ou licenciatura. Constata-se universitários ingressantes mais otimistas do que os colegas concluintes, o que desencadeia uma discussão sobre reformas curriculares que colaborem na construção de uma identidade profissional condizente com a escolha da futura profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-11-14

Como Citar

Amestoy, M. B., Nascimento, K. B. do, & Tolentino Neto, L. C. B. de. (2014). As Concepções de Universitários Ingressantes e Concluintes do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Relacionadas a Questões de Ciência e Tecnologia. Ciência E Natura, 36(2), 813–818. https://doi.org/10.5902/2179460X13119