Minimização de Impactos Ambientais no Traçado de Estradas, através de Técnicas de Sensoriamento Remoto

Autores

  • Roberto Naime Professor do Departamento de Engenharia Civil, FENG/PUCRS e do Curso de Engenharia Industrial - ICET /FEEVALE
  • Régis Alexandre Lahm Professor do Departamento de Geografia - FFCH - PUCRS
  • Ana Cristina Garcia Professora do Curso Engenharia Industrial - ICET - FEEVALE

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X9668

Resumo

Este trabalho apresenta subsídios para traçado de estrada com oobjetivo de reduzir os impactos ambientais em sua faixa de domínio, através detécnicas de processamento de imagens de satélite. Segundo Weber et al. (1999),a introdução recente de rotinas de apoio à tomada de decisão tem possibilitadoum aumento na flexibilidade e na complexidade das análises efetuadas comessa ferramenta. O estudo considerou aspectos de uso e ocupação dos solos,avaliação de impactos ambientais, mapa de atrito e de custos visando otimizaro projeto.As rotinas envolvem a elaboração de carta de uso e ocupação dossolos, composição colorida da área, determinação das classes através dehistograma, reclassificação ponderada das classes, criação de imagem de atrito,imagens de saída e chegada e determinação de imagem de custo do projeto.

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Biografia do Autor

Roberto Naime, Professor do Departamento de Engenharia Civil, FENG/PUCRS e do Curso de Engenharia Industrial - ICET /FEEVALE

Régis Alexandre Lahm, Professor do Departamento de Geografia - FFCH - PUCRS

Ana Cristina Garcia, Professora do Curso Engenharia Industrial - ICET - FEEVALE

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Publicado

2004-07-12

Como Citar

Naime, R., Lahm, R. A., & Garcia, A. C. (2004). Minimização de Impactos Ambientais no Traçado de Estradas, através de Técnicas de Sensoriamento Remoto. Ciência E Natura, 26(1), 101–109. https://doi.org/10.5902/2179460X9668

Edição

Seção

Biologia