Um Estudo dos Princípios Aditivo e Multiplicativo por meio de Jogos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X27389

Keywords:

Resolução de Problemas, Princípio Aditivo e Multiplicativo, Jogos.

Abstract

Neste artigo são relatados resultados parciais de uma pesquisa realizada num curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física e Matemática, tendo como propósito investigar as contribuições que a Metodologia da Resolução de Problemas e a utilização de jogos e materiais manipuláveis podem propiciar para o ensino e aprendizagem do Princípio Aditivo e Princípio Multiplicativo. Foram participantes da pesquisa alunos de uma turma da 3ª série do Ensino Médio. No referencial bibliográfico é abordada a resolução de problemas e é apresentado um breve histórico da Análise Combinatória. Os dados da pesquisa foram coletados por meio dos registros escritos dos alunos, das observações anotadas no diário de campo da professora e por meio de gravações em áudio. Da análise feita, verificou-se que o desempenho dos alunos em buscar estratégias de resolução foi deficitário, porém, observou-se também que os alunos foram capazes de construir os conceitos relacionados aos conteúdos abordados de tal forma a diferenciar os princípios estudados e, na maioria das vezes, realizando a aplicação correta do conteúdo abordado.

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Published

2017-11-18

How to Cite

Tolio, F. B., & Bisognin, E. (2017). Um Estudo dos Princípios Aditivo e Multiplicativo por meio de Jogos. Ciência E Natura, 39(3), 723–737. https://doi.org/10.5902/2179460X27389

Issue

Section

Teaching