Ratos Diabéticos-Induzidos Submetidos a Infusão de Momordica Charantia l.

Authors

  • Marcos Tulio Alves Rocha Universidade Federal de Viçosa
  • Virginia Ramos Pizziolo Universidade Federal de Viçosa
  • Ronaldo Martins Ferreira Faculdade de Medicina de Barbacena (UNIPAC)
  • George Henrique kling Moraes Universidade federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X12594

Keywords:

Diabetes, GLP-1, Momordica Charantia L.

Abstract

Objetivou-se caracterizar alterações clínicas e laboratoriais em ratos com diabetes submetidos à infusão aquosa do pó dos frutos de Momordica charantia L. (MC). Dezesseis ratos foram induzidos ao diabetes por via intraperitoneal de aloxano. O grupo Diabético apresentou uma redução de 2,68% e o Diabético + MC uma redução de 11,79% no peso corporal. O grupo Diabético apresentou um aumento médio de 34,82% e o grupo Diabético + MC um aumento médio de 27,05% na glicemia. A média dos níveis sanguíneos do GLP-1 nos animais do Grupo Diabético + MC foi 32,73% maior quando comparado com o grupo Diabético. Não houve diferença (P>0,05) nos valores da enzima alanina aminotransferase dos grupos Controle e Diabético, quando comparados com os grupos Controle + MC e Diabético + MC respectivamente. Esses resultados revelam que a MC foi capaz de promover um aumento dos níveis do GLP-1, atenuou a elevação glicêmica, reduziu o ganho de peso não alterando a função hepática analisada.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcos Tulio Alves Rocha, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Bioquímica pela Universidade Federal de Viçosa e graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte. Apresenta experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Metabolismo Animal. Possui experiência em docência de Bioquímica Geral para os cursos da àrea da saúde e biológicas.

Virginia Ramos Pizziolo, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1983) , mestrado em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa (1990) e doutorado em Bioquímica Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Tem experiência na área de Farmácia e Bioquímica com ênfase em bioquímica animal, atuando principalmente nos seguintes temas: etnobobotânica, plantas medicinais, testes antimicrobianos, testes farmacológicos , teste antiperoxidativos utilizando lipossomos.

Ronaldo Martins Ferreira, Faculdade de Medicina de Barbacena (UNIPAC)

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1977), mestrado em Bioquimica Agricola pela Universidade Federal de Viçosa (2004) e Doutorado em Bioquímica Agrícola pela UFV (2008). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Medicina de Barbacena.

George Henrique kling Moraes, Universidade federal de Viçosa

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1970), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1975) e doutorado em Bioquímica Animal - Purdue University (1980). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Metabolismo de Aminoácidos em Aves de Corte, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho, frangos de corte, ácido L-glutâmico, pintos de corte e frangos de corte.

Published

2014-11-14

How to Cite

Rocha, M. T. A., Pizziolo, V. R., Ferreira, R. M., & Moraes, G. H. kling. (2014). Ratos Diabéticos-Induzidos Submetidos a Infusão de Momordica Charantia l. Ciência E Natura, 36(2), 711–717. https://doi.org/10.5902/2179460X12594

Most read articles by the same author(s)