Padrões de Evapotranspiração em Área de Cerrado para Cenários de Aquecimento com Simulações do Modelo SIB2

Authors

  • Gabriel Costa Laboratório de Clima e Biosfera, IAG/USP
  • Humberto da Rocha Laboratório de Clima e Biosfera, IAG/USP
  • Monica Queiroz Laboratório de Clima e Biosfera, IAG/USP
  • Hélber de Freitas Laboratório de Clima e Biosfera, IAG/USP

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X11584

Abstract

Atualmente, há uma grande preocupação científica sobre as mudanças climáticas,

priorizadas pelo “World Climate Research” (WRCP) e pelo “Intergovernamental Panel on Climate Change” (IPCC, 2007). Para o entendimento destas mudanças, utilizam - se modelos físico - matemáticos para obtenção de prognósticos de futuros cenários climáticos.

A modelagem atmosférica vem se mostrando fundamental nos estudos sobre mudanças climáticas devido à mudança do uso do solo e variabilidade climática.

O balanço energético é uma excelente ferramenta para monitorar as condições ideais de manutenção de culturas agrícolas e ecossistemas nativos, uma vez que muitos estudos monitoram há anos os padrões sazonais da partição de energia nas condições climáticas atuais.

Saber como esta partição será alterada devido a mudanças no clima pode favorecer medidas mitigadoras com o intuito de minimizar danos irreparáveis ao meio ambiente e á sociedade.

Com base nisto, avaliou-se o impacto do aumento de até 5°C na temperatura do ar na evapotranspiração em uma área de Cerrado, através de simulações do modelo SIB2.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-12-10

How to Cite

Costa, G., Rocha, H. da, Queiroz, M., & Freitas, H. de. (2013). Padrões de Evapotranspiração em Área de Cerrado para Cenários de Aquecimento com Simulações do Modelo SIB2. Ciência E Natura, 35, 166–168. https://doi.org/10.5902/2179460X11584