IInfluência do Fenômeno menos nos Perfis temporais de NDVI das Áreas rivícolas do Rio Grande do Sul

Autores

  • Eliana Klering Centro Estadual de Pesquisas em Sensoriamento Remoto e Meteorologia (CEPSRM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Denise Fontana Centro Estadual de Pesquisas em Sensoriamento Remoto e Meteorologia (CEPSRM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Rita Alves Centro Estadual de Pesquisas em Sensoriamento Remoto e Meteorologia (CEPSRM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Moacir Berlato Faculdade de Agronomia, UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X11561

Resumo

O objetivo deste trabalho foi investigar as relações entre os perfis temporais de NDVI das áreas cultivadas com arroz irrigado no Rio Grande do Sul e a variabilidade climática associada à ocorrência de eventos ENOS (El Niño Oscilação Sul). Foram utilizadas imagens de NDVI/MODIS e estatísticas oficiais de área cultivada e rendimento de grãos de arroz irrigado. Para tanto foram consideradas duas safras de ocorrência de La Niña, quatro de ocorrência de El Niño e quatro consideradas neutras. Os resultados mostraram que existem diferenças entre os perfis temporais representativos de safras de ocorrência de El Niño e La Niña, provavelmente associadas às condições meteorológicas características de ENOS. Assim, estes perfis podem ser utilizados como indicativo da variabilidade climática interanual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-10

Como Citar

Klering, E., Fontana, D., Alves, R., & Berlato, M. (2013). IInfluência do Fenômeno menos nos Perfis temporais de NDVI das Áreas rivícolas do Rio Grande do Sul. Ciência E Natura, 35, 112–114. https://doi.org/10.5902/2179460X11561

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)