A IDENTIDADE E OS PROCESSOS DE HIBRIDIZAÇÃO DA CULTURA: RENATO BORGHETTI E AS TRANSFORMAÇÕES DA MÚSICA TRADICIONALISTA
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316882X8234Resumo
Este trabalho analisa o filme documentário “Renato Borghetti Quarteto-Europa” (2001), e, através dele, buscamos perceber as construções e desconstruções culturais da música gaúcha. Investigamos também qual identidade é apresentada e como a música instrumental foi popularizada. O tradicionalismo e a cultura sulista revelam uma hibridização de elementos culturais distintos. Para percebermos isso, organizamos categorias que apontam os distintos significados presentes no objeto.
IDENTIDAD Y PROCESOS DE HIBRIDACIÓN CULTURAL: Renato Borghetti Y LA TRANSFORMACIÓN DE LA MÚSICA tradicionalista
Resumen: En este trabajo se analiza lo documental “Renato Borghetti Quarteto-Europa” (2001), y a través de él, tratamos de entender las construcciones y deconstrucciones culturales de la música gaúcha. También se investigo que identidad se presenta y como la música instrumental fue popularizada. El tradicionalismo y la cultura del Sur revelan una hibridación de diferentes elementos culturales. Para darse cuenta de esto, organizamos categorías que vinculan los distintos significados presentes en el objeto.
Palabras clave: Identidad cultural; Cultura regional; Documental
THE IDENTITY AND PROCESSES OF CULTURE HYBRIDIZATION: RENATO BORGHETTI AND traditionalist MUSIC TRANSFORMATIONS
Abstract: This paper analyzes the documentary film “Renato Borghetti Quarteto-Europa” (2001), and through its, we seek to realize the cultural constructions and deconstructions of gaúcha music. We also investigate which identity is presented and how instrumental music was popularized. The traditionalism and Southern culture reveal a hybridization of different cultural elements. To realize this, we organized categories that link the different meanings present in the object.
Keywords: Cultural identity; Regional culture; Documentary film
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