Formação em Jornalismo na perspectiva do docente: um estudo no interior do Maranhão

Autores

  • Thaisa Bueno UFMA
  • Marco Antonio Gehlen UFMA
  • Vanessa de Paula UFMA

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X26982

Resumo

Este artigo discute a formação em Jornalismo a partir da realidade da Universidade Federal do Maranhão. O estudo verifica como os docentes enxergam os avanços e as perdas da formação com o desmembramento da Comunicação Social em cursos específicos. O levantamento qualitativo inclui entrevista as 25 professores que integram/integraram o curso na instituição que, em 2016, completou dez anos.

Palavras-chave: Formação em Jornalismo; Novas Diretrizes;  Imperatriz (MA).


Formación periodismo en perspectiva de la enseñanza: un estudio en el estado de Maranhão

Resumen: En este trabajo se analiza la formación en periodismo de la realidad de la Universidad Federal de Maranhão. El estudio verifica como maestros ven el progreso y la pérdida de la formación con la ruptura de la comunicación social en los cursos específicos. La encuesta cualitativa incluye entrevistar a los 25 profesores que integran / curso integrado en la institución, en 2016, completó diez años.

Palabras clave: La formación de periodistas; Nuevas directrices; Imperatriz (MA).


Training in journalism from the teacher's perspective: a study in the interior of Maranhão

Abstract: Abstract: This article discusses training in Journalism from the reality of the Federal University of Maranhão. The study examines how teachers see the progress and losses of training through the breakdown of Social Communication into specific courses. The qualitative survey includes interview the 25 teachers that integrate / integrated the course in the institution that, in 2016, completed ten years.

Keywords: Training in Journalism; New Guidelines; Imperatriz (MA).



 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaisa Bueno, UFMA

Doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), mestre em Letras pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Jornalista. Coordena o grupo de pesquisa em Comunicação e Cibercultura (Gciber), na Universidade Federal do Maranhão; e integra o grupo de pesquisa em Ciberjornalismo, numa parceria com a UFMS. Atualmente é professora adjunta no curso de Jornalismo na UFMA em Imperatriz

Marco Antonio Gehlen, UFMA

Doutor em Comunicação pela PUCRS (2016), mestre em "Agronegócios" (2009) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); especialista em "Comunicação Empresarial" (2005) e graduado em "Comunicação Social - Jornalismo" (2002). É professor adjunto e pesquisador no curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão, campus de Imperatriz (MA).

Vanessa de Paula, UFMA

Jornalista formada pela Universidade Federal do Maranhão, campus de Imperatriz, e membro do grupo de pesquisa em Comunicação e Cibercultura.

Downloads

Publicado

2017-11-10

Como Citar

Bueno, T., Gehlen, M. A., & Paula, V. de. (2017). Formação em Jornalismo na perspectiva do docente: um estudo no interior do Maranhão. Cadernos De Comunicação, 21(3). https://doi.org/10.5902/2316882X26982

Edição

Seção

Artigos