O imaginário social como um fator para casos de evasão e não preenchimento de vagas na UNIPAMPA - campus São Borja

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X42007

Parole chiave:

Evasão universitária. Imaginário social. Publicidade.

Abstract

Este trabalho tem como objetivo levantar a hipótese de que um dos fatores determinantes para a evasão e não preenchimento de vagas na UNIPAMPA – Campus São Borja está relacionado com o imaginário social que se tem de vida universitária. Reflete, então, sobre possibilidades de ações publicitárias que podem contribuir para a melhora gradativa desse imaginário. Utiliza dois autores para a reflexão: Cornelius Castoriadis, por meio de A Instituição Imaginária da Sociedade (1975), e Juremir Machado da Silva, por meio de As Tecnologias do Imaginário (2012). O trabalho percebe que os estudantes e/ou futuros estudantes podem levar como fator impulsionador de evasão ou não preenchimento das vagas essa não sincronia entre a cidade e o imaginário.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Gabriel Sausen Feil, Universidade Federal do Pampa, São Borja, RS

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ); graduado em Comunicação Social – habilitação Publicidade e Propaganda pela mesma Universidade.

Marcia Escobar Terra, Universidade Federal do Pampa, São Borja, RS

Publicitária formada pela Universidade Federal do Pampa. Possui conhecimento e atuação em mídias sociais (planejamento, conteúdo, monitoramento, análise de resultados e relatórios). Atualmente, trabalha na Magic Web Design e faz Pós-Graduação em Comunicação Digital E E-Branding na PUC - PR.

Júlia Rocha Paz, Universidade Federal do Pampa, São Borja, RS

Discente na Universidade Federal do Pampa, curso de Comunicação Social - Publicidade e propaganda e integrante do Grupo de Pesquisa t3xto - CNPq

Riferimenti bibliografici

CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 1975.

CORRÊA, Roberto. Planejamento de Propaganda. São Paulo: Global, 2008.

DECO ALMEIDA. São Borja. 2017. Aldeia Pub. Disponível em: <http://decoalmeida.com.br/aldeia-pub/>. Acesso em: 20 de outubro de 2017.

ESPIG, Márcia. O conceito de imaginário: reflexões acerca de sua utilização pela História. Textura. Canoas, v. 6, n. 9, p. 49-56, jun/nov. 2004.

FOLHA DE SÃO BORJA. Município de São Borja. São Borja. rs. 2017. Disponível em: <http://www.folhadesaoborja.com.br/index.php/municipio>. Acesso em: 25 de abril de 2017.

IBGE. São Borja, Rio Grande do Sul, Brasil. Brasil. 2016. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/v4/brasil/rs/sao-borja/panorama>. Acesso em: 20 maio de 2017.

MORAES, Denis de. Imaginário social e hegemonia cultural. Acessa Mais Comunicação, Especial para Gramsci e o Brasil. Rio de Janeiro, jul. 2002. Disponível em: <http://www.acessa.com/gramsci/?page=visualizar&id=297>. Acesso em: 03 maio de 2017.

PERUZZOLO, Adair C. Publicitar, isto é, fazer desejar. IN: SILVEIRA, Ada C. M.; PERUZZOLO, Adair C.; AREU, Graciela I. P. Caminhos da publicidade e propaganda: marcas, identidade e discurso. Santa Maria, FACOS-UFSM, 2009.

PORTAL DO BRASIL. Ache tudo e região. Geografia de São Borja. Disponível em: <http://achetudoeregiao.com.br/rs/sao_borja/geografia.htm>. Acesso em: 23 de setembro de 2017.

PREFEITURA DE SÃO BORJA. História de São Borja. São Borja.rs. 2010. Disponível em: <http://www.saoborja.rs.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=66&Itemid=1329>.Acesso em: abr. 2017.

SARMANHO, Andréia. Último cinema não é bem recebido em São Borja. Território Unipampa. 2009. Disponível em: <http://territoriounipampa.blogspot.com.br/2009/04/ultimo-cinema-nao-e-bem-recebido-em-sao.html>. Acesso em: 25 de abril de 2017.

SILVA, Juremir Machado. As Tecnologias do Imaginário. Porto Alegre: 3ª Edição, Sulina, 2012.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Projeto Institucional. 2009. Disponível em: <http://www.unipampa.edu.br/portal/arquivos/PROJETO_INSTITUCIONAL_16_AG0_2009.pdf.> Acesso em: 22 de abril de 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Campus São Borja. 2016. Disponível em: <http://novoportal.unipampa.edu.br/saoborja/cursos/graduacao>. Acesso em: 15 de agosto de 2017.

##submission.downloads##

Pubblicato

2021-08-09

Come citare

Feil, G. S., Terra, M. E., & Paz, J. R. (2021). O imaginário social como um fator para casos de evasão e não preenchimento de vagas na UNIPAMPA - campus São Borja. Cadernos De Comunicação, 25(1). https://doi.org/10.5902/2316882X42007

Fascicolo

Sezione

Artigos