Uma análise intersemiótica das postagens da revista Cosmopolitan no Instagram

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X26416

Abstract

Neste artigo, apresentamos um estudo sociossemiótico da relação entre linguagem verbal e visual em postagens da Revista Cosmopolitan no Instagram. Os resultados revelam o uso da intertextualidade, da ancoragem entre texto visual e verbal, e de arranjos visuais que representam ação, como algumas das estratégias semióticas empregadas para reafirmar sentidos de senso comum e produzir novos sentidos em torno da vida cotidiana.
Palavras-chave: Semiótica; Multimodalidade; Impresso-Digital; Instagram; Cosmopolitan

 

Un análisis intersemiótico de las publicaciones de la revista Cosmopolitan en Instagram

Resumen: En este artículo, se presenta un estudio de la relación entre los lenguajes verbales y visuales en los puestos de la revista Cosmopolitan en Instagram. Los resultados muestran que el uso de la intertextualidad, el acoplamiento entre el texto visual y verbal, y los arreglos visuales que representan la acción, ya que algunas de las estrategias semióticas empleadas en los textos publicados por Cosmopolitan para reafirmar el sentido común y producir nuevos significados en torno a la vida cotidiana.
Palabras clave: Semiótica; Multimodalidad; Impreso-digital; Instagram; Cosmopolitan.

 

An intesemiotic anlysis of Cosmopolitan magazine’s posts on Instagram

Abstract: This article presents a socio-semiotic study of relationship between verbal and visual languages in Cosmopolitan Magazine’s posts on Instagram. Results reveal use of intertextuality, anchoring between visual and verbal text, and visual arrangements that represent action, such as some of the semiotic strategies used to reaffirm common sense and produce new meanings around daily life.
Keywords: Semiotics; Multimodality; Printed-Digital; Instagram; Cosmopolitan.

 

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Biografie autore

Vanessa Harlos, Universidade Federal de Santa Maria

Jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Maria – campus Frederico Westphalen (2017). Atualmente atua no Jornal Folha do Noroeste de Frederico Westphalen. 

Cristiane Salete Florek, Universidade Federal de Santa Maria

Cristiane Salete Florek é formada em Letras pela Universidade Federal de Peltoas (2008). É Mestre em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria. Suas áreas de interesse são: Análise Crítica de Gêneros, Análise do Discurso Multimodal e Multiletramentos, Ensino.

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Pubblicato

2018-01-01

Come citare

Harlos, V., & Florek, C. S. (2018). Uma análise intersemiótica das postagens da revista Cosmopolitan no Instagram. Cadernos De Comunicação, 22(1). https://doi.org/10.5902/2316882X26416

Fascicolo

Sezione

Artigos