Anuncie aqui: os anúncios do jornal Baixo-Amazonas na segunda metade do século XIX, em Santarém-Pará
Mots-clés :
História da Publicidade e das Relações Públicas, jornal Baixo-Amazonas, anúncios, Santarém- Pará, século XIXRésumé
Este artigo elabora um quadro geral dos anúncios publicados pelo jornal Baixo-Amazonas entre 1872 e 1894 tendo em vista os aspectos sociais e/ou culturais da segunda metade do século XIX. O estudo é uma pesquisa descritiva e documental. O periódico pertence a cidade de Santarém, município do interior do Pará. A localidade foi umas das primeiras a terem jornais impressos circulando no estado no período oitocentista, fator importante para a região e para a história da mídia no Pará. Santarém é, desde o século XIX, um importante polo para os demais municípios do entorno. A escolha do jornal Baixo-Amazonas se deve à sua importância histórica para a cidade, uma vez que é um dos mais antigos periódicos e um dos poucos disponíveis para consulta na Hemeroteca Nacional. O periódico circulou por 24 anos (1872-1896) e conta com 25 edições espalhadas entre 1872 e 1894. Os dados foram coletados a partir da ficha de análise elaborada pelo Projeto de Pesquisa “Meios de comunicação no Pará em perspectiva histórica: entre memórias e sentidos”. O artigo resultou em 191 anúncios analisados, onde foram observados a sua configuração e a relação entre a publicidade e o contexto do qual o jornal estava imerso.
Palavras-chave: História da Publicidade e das Relações Públicas; jornal Baixo-Amazonas; anúncios; Santarém- Pará; século XIX.Téléchargements
Références
BATES, Henry Walter. O naturalista do rio Amazonas. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1944. 2 v. 398 p.
BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARÁ. Jornais Paraoaras: catálogo. Belém: Secretaria de Estado de Cultura, Desportos e Turismo, 1985.
COLARES, Anselmo Alencar. Sociedade e educação em Sanatrém-Pará: estudo em que o município foi área de segurança nacional (1969/1984), 1998, Dissertação (Mestrado em Filosofia e História da Educação) – Faculdade de Educação. Universidade de Campinas, São Paulo, 1998. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9236. Acesso em: 10 jun. 2021.
COSTA, Tatiane de Cassia Silva da. A relação cidade e rio na Amazônia: mudanças e permanências frente ao processo de urbanização recente, o exemplo de Santarém (PA). 2012.163 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido) - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11030. Acesso em: 15 jun. 2021.
DAOU, Ana Maria. A belle époque amazônica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
IBGE. Cidades: banco de dados. Disponível em: . Acesso em: 28 mar. 2021.
LOPES, Siméia de Nazaré. O comércio interno no Pará oitocentista: atos, sujeitos sociais e controles entre 1840 - 1855
PINTO, Lúcio Flávio. Memórias de Santarém. Santarém: O Estado do Tapajós, 2011.
SANTOS, Paulo Rodrigues dos. Tupaiulândia. Belém: Imprensa Oficial do Estado do Pará, 1974.
.
SARGES, Maria Nazaré. Belém: riquezas produzindo a Belle-Époque (1870-1912). 2. ed. Belém: PakaTatu, 2002.
SEIXAS, Netília Silva dos Anos. Meios de comunicação no Pará em perspectiva histórica: entre memórias e sentidos. Projeto de pesquisa em andamento. Belém: UFPA, 2021.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Cadernos de Comunicação 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Cadernos de Comunicação cedem automaticamente e sem qualquer tipo de ônus o direito à primeira publicação do material submetido.