Usos de las redes sociales por parte de adolescentes: un análisis de las prácticas de alfabetización transmedia de estudiantes de Alagoas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X87054

Palabras clave:

Redes sociales, Adolescentes, Alfabetización transmedia, Estudio de caso, Alagoas

Resumen

Este artículo tiene como objetivo analizar, desde la perspectiva de una realidad transmedia, los usos de las redes sociales por parte de adolescentes en Alagoas. A partir de entrevistas semiestructuradas realizadas con estudiantes de la Escola Estadual Princesa Isabel, en Maceió/AL, identificamos las prácticas, habilidades y percepciones más comunes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Débora Maria Gomes de Almeida , Universidade Federal de Alagoas

Estudante de Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atua como voluntária no projeto de pesquisa Letramento Transmídia de Alagoas e como assessora de comunicação em empresa privada de Recursos Humanos.

Kamilla Abely Dias Gomes, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atua como colaboradora no projeto de pesquisa Letramento Transmídia em Alagoas. É integrante do Grupo de Pesquisa GENI - Gênero e Interseccionalidades na Comunicação.

Pedro Vinicius dos Santos Moreira , Universidade Federal de Alagoas

Graduação não concluída em Serviço Social (2018-2022). Egresso do Programa de Educação Tutorial (PET) Serviço Social/UFAL, extensionista no programa Conexões de Saberes. Graduando em Jornalismo (2022 - atual). Bolsista/Pibic do Projeto Letransmídia, Fundador e Copresidente da Liga Acadêmica de Estudos em Manipulação e Comunicação.

Vitor José Braga Mota Gomes, Universidade Federal de Alagoas

Mestre e doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. Professor do Curso de Jornalismo (UFAL) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UFS). Compõe o Laboratório de Estudos em Tecnologia e Sociedade (LETS) e a Rede de Pesquisa em Narrativas Midiáticas e Práticas Sociais.

Citas

ANDRETTA, Ilana, et al. Habilidades sociais e uso de mídias sociais por adolescentes no ensino médio. Aletheia, v. 54, n. 2, pp. 44-54, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/DOI10.29327/226091.54.2-5. Acesso em: 15 ago. 2023.

BRAGA, Vitor. Reflexões sobre o consumo de imagens pelos jovens do "Brasil profundo". In: JACKS, Nilda; SEIXAS, Netília; BRAGA, Vitor. Jovens em redes sociotécnicas: Aspectos múltiplos. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021.

CUNHA, Osmar Lopes da; PRETTO, Zuleica. Redes Sociais Digitais na Perspectiva da Juventude. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Psicologia, Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis, 2021. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/20249/1/Artigo%20TCC%20Osmar%20final.pdf. Acesso em: 15 ago. 2023.

EW, Raquel de Andrade Souza. O adolescente pelo adolescente: a dialogicidade das narrativas de si articuladas à lógica de consumo e às mídias sociais. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Comunicação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/916. Acesso em: 15 ago. 2023.

EW, Raquel de Andrade Souza, et al. Mídias sociais: construção de narrativas de si de adolescentes. Psicologia e Sociedade, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 1-10, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-0310/2018v30169654. Acesso em: 15 ago. 2023.

JACOBI, Greison; BORGES, Jussara. Competências infocomunicacionais de adolescentes e jovens utilizadores nas mídias sociais. RICI: R.Ibero - amer. Ci. Inf. Brasília, v. 14, n. 3, p. 722 - 741, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.35533. Acesso em: 15 ago. 2023.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.

LIRA, Ariana Galhardi, et al. Uso de redes sociais, influência da mídia e insatisfação com a imagem corporal de adolescentes brasileiras. Jornal Brasileiro de Psiquiatria. Rio de Janeiro, v. 66, n. 3, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0047-2085000000166. Acesso em: 15 ago. 2023.

PRIMO, Alê; MATOS, Ludimila; MONTEIRO, Maria. Dimensões para o estudo dos influenciadores digitais. Salvador: Edufba, 2021.

RANGEL, Jéssica Ribeiro; MIRANDA, Gilberto José. Desempenho Acadêmico e o Uso das Redes Sociais. Sociedade, Contabilidade e Gestão. Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, pp. 139-154, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v11i2.13383. Acesso em: 15 ago. 2023.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

SCHWARTZ, Fernanda Tabasnik; PACHECO, Janaína Thais Barbosa. Mediação Parental na Exposição às Redes Sociais e a Internet de Crianças e Adolescentes. Estud. pesqui. psicol., Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, pp. 217-235, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.12957/epp.2021.59383. Acesso em: 15 ago. 2023.

SILVA, Deborah Filipa Ascensão. Revisão Sistemática Uso de Redes Sociais na Adolescência - Principais Implicações no Bem-Estar Psicológico. Dissertação (Mestrado em Medicina) - Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/56758. Acesso em: 15 ago. 2023.

Publicado

2024-06-14

Cómo citar

Pereira, M., Gomes de Almeida , D. M., Abely Dias Gomes, K., dos Santos Moreira , P. V. ., & Braga Mota Gomes, V. J. . (2024). Usos de las redes sociales por parte de adolescentes: un análisis de las prácticas de alfabetización transmedia de estudiantes de Alagoas. Cadernos De Comunicação, 28(1). https://doi.org/10.5902/2316882X87054

Número

Sección

Artigos