CALL FOR PAPERS - Dossiê O Papel da Inteligência Artificial na Comunicação

2024-07-03

O Periódico Cadernos de Comunicação associado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação (POSCOM) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) convida pesquisadores a contribuírem para uma edição especial focada no papel transformador da Inteligência Artificial (IA) no campo da Comunicação. A IA tem aplicações desde a automação na produção de notícias, apoio na checagem de fatos, avaliação de sentimento da audiência e do consumidor, gerenciamento de mídia, interações nas mídias sociais, entre outros.

 

A tecnologia apresenta potencial para aumentar a eficiência, precisão e alcance da produção midiática. Ao mesmo tempo levanta questionamentos éticos relacionados à sua natureza técnica complexa e multifacetada. Al-Zoubi, Ahmad e Hamid (2024), Shi e Lin (2024) e Franganillo (2023) lembram que a IA depende de grandes volumes de dados para funcionar e caso estejam enviesados, os resultados produzidos podem distorcer fatos e eventos, acentuar discriminações e desigualdades, comprometendo a integridade da informação. Assim, o uso sem mediação humana pode levar a padronização de notícia, afetar a percepção de credibilidade e autenticidade do conteúdo informativo, e violações de privacidade com a coleta e análise de dados pessoais. Neste sentido, Coeckelbergh (2023) destaca que a tecnologia é social e humana, pois o uso ocorre em um contexto social. O sentido da IA supera a questão meramente técnica e diz respeito a forma como os humanos atuam partir dela, como usam, percebem e experimentam, em ambientes sociotécnicos. Logo, pensar sobre a ação a partir da tecnologia precisa ser compreendido também por uma perspectiva histórica e sociocultural.

 

Dessa forma, esta edição pretende explorar tanto pesquisas teóricas quanto empíricas, fornecendo insights sobre como a IA está remodelando as práticas, teorias e aplicações da comunicação, em alguns temas recomendados:

 

Tema 1: Perspectivas Teóricas sobre IA na Comunicação

- Explorar teorias e frameworks fundamentais.

- Discutir a evolução das teorias da comunicação no contexto da IA.

- Examinar implicações filosóficas e éticas.

Tema 2: IA na Mídia e Jornalismo

- Investigar o impacto da IA na produção, disseminação e consumo de notícias.

- Analisar estudos de caso de aplicações de IA em organizações de mídia.

- Avaliar o papel da IA no combate à desinformação e na melhoria da integridade jornalística.

Tema 3: IA no Marketing e Publicidade

- Estudar o uso da IA na análise do comportamento do consumidor e na publicidade direcionada.

- Avaliar a eficácia das estratégias de marketing impulsionadas por IA.

- Discutir as implicações para a privacidade do consumidor e marketing ético.

Tema 4: IA e Comunicação Interpessoal

- Examinar como a IA influencia a comunicação interpessoal em plataformas digitais.

- Explorar o papel da IA nas interações nas mídias sociais e comunidades online.

- Avaliar o impacto da IA nas relações pessoais e padrões de comunicação.

Tema 5: Direções Futuras e Inovações

- Tendências futuras e inovações em IA e comunicação.

- Identificar áreas de pesquisa emergentes e possíveis colaborações.

- Discutir abordagens interdisciplinares e a integração da IA com outras tecnologias de comunicação.

 

Diretrizes de submissão:

- Os manuscritos devem ser originais, trabalhos não publicados e aderir às diretrizes de submissão do periódico.

- Todas as submissões passarão pelo processo de revisão por pares.

- Por favor, envie seus manuscritos até 01 de dezembro de 2024 pela plataforma da revista (https://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/index).

- Para mais informações, entre em contato com cristina.m.gomes@ufsm.br.

 

Datas Importantes:

- Prazo de submissão: até 01/12/2024

- Notificação de Aceite: 31/03/2025

- Data Prevista de Publicação: 30/04/2025

 

Editores convidados:

 

Ricardo Limongi - PPGADM UFG e UFU (ricardolimongi@ufg.br)

Professor de Marketing e Inteligência Artificial na UFG. Doutor em Administração na linha de Estratégias de Marketing pela FGV/SP, com estágio doutoral na Cornell University. Pós-doutorado em Economia Comportamental aplicada ao Marketing pela UnB e Pós-doutorado em Machine Learning aplicado ao Marketing pela UFRGS. Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Administração na UFG e Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Possui formação complementar em Estatística Espacial, Data Science e Machine Learning. Seus temas de interesse são: predição e business analytics; spatial data science; demand e estimação de mercado; inteligência artificial; machine learning.

 

Hélder Samuel dos Santos Lima - UFMS (helder.lima@ufms.br)

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É professor no curso de Gestão em Mídias Sociais Digitais na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Integra o Grupo de Pesquisa Geografias da Comunicação na Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e é membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR).

 

Nelia Rodrigues Del Bianco - UnB (neliadelbianco@gmail.com)

É professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Comunicação pela ECA-USP (2004) com estágio de pós-doutorado na Universidade de Sevilha (2009), mestre em Comunicação pela UnB (1991). Foi professora Visitante do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Ouro Preto (2020-2022). É membro da Rede de Radiojornalismo da SBPJor, do GP de Rádio e Mídia Sonora da Intercom, do Grupo de pesquisa Geografias da Comunicação e integra a rede de pesquisadores Worlds of Journalism Study (2021-2023). É uma das editoras da revista Brazilian Association of Journalism Researchers. É pesquisadora do Centro de Políticas, Direito, Economia e Tecnologias das Comunicações (CCOM), centro de caráter multidisciplinar da Universidade de Brasília. Em 2023 recebeu o Prêmio Luiz Beltrão na categoria Maturidade Acadêmica. Estuda o ecossistema da comunicação audiovisual com destaque para transformações tecnológicas na radiodifusão e no jornalismo, radiodifusão pública, infraestrutura de comunicação audiovisual e telecomunicações, políticas de comunicação e comunicação pública.

 

Celestino Vaz Tomás Jone Joanguete UFSM (celestino.joanguete@ufsm.br)

Docente e pesquisador da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane. Pós-Doutorado em Ciências de Educação Ambiental pelo Instituto Fondo Verde- Peru, Pós-graduado em Inteligência Artificial e Machine Learning pela Universidade Anhanguera, Brasil; especializado em Media Digitais pela Universidade de Ohio, EUA; Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho Portugal; Pós-graduado em Jornalismo Político pela Universidade do Porto, Portugal; Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa – Porto Portugal. Atualmente Professor Visitante na Universidade Federal de Santa Maria-Brasil.

 

Referências

Al-Zoubi, Omar; Ahmad, Normahfuzah; Hamid, Norsiah Abdul. Artificial Intelligence in Newsrooms: Ethical Challenges Facing Journalists. Studies in Media and Communication, [S.l.], v. 12, n. 1, p. 401-409, jan. 2024. doi.org/10.11114/smc.v12i1.6587.

Coeckelbergh, Mark. Ética na inteligência artificial. São Paulo: Rio de Janeiro: UB. Editora PUC-Rio, 2023.

Franganillo, J. La inteligencia artificial generativa y su impacto en la creación de contenidos mediáticos. methaodos. Revista De Ciencias Sociales, 11(2), 2023. https://doi.org/10.17502/mrcs.v11i2.710

Santaella, Lucia. Por que é imprescindível um manual ético para a Inteligência Artificial

Generativa? TECCOGS – Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, n. 28, 2023, p. 7–24.

Shi, Yi & Lin, Sun . How Generative AI Is Transforming Journalism: Development, Application and Ethics. Journalism and Media 5: 582–594, 2024. https://doi.org/ 10.3390/journalmedia5020039