Museu de Zoologia e Extensão da Ciência: estratégia de ensino para divulgação científica

-

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X89038

Palavras-chave:

Educação ambiental, Educação científica, Espaços não formais da educação

Resumo

A divulgação científica não formal atinge um público variado, de forma interativa, facilitando a compreensão e democratizando o conhecimento. Nesse contexto, a coleção zoológica, criada em um campus em formação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, transformou-se no Museu de Zoologia e Extensão da Ciência - MUZEC, um museu zoológico com presença física e virtual. A iniciativa ampliou sua atuação em eventos e instituições de ensino, fornecendo material de apoio pedagógico a professores e disseminando ciência e biodiversidade por meio de uma plataforma digital que já registrou mais de 50 mil acessos.

Downloads

Biografia do Autor

Larissa Rosa Rodrigues, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"

Mestre em Ciências Biológicas/Zoologia pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP, Botucatu) e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM-MG). Atua como professora no Ensino Fundamental II e Médio em escolas públicas e privadas de Iturama, onde também coordena projetos, laboratórios e iniciativas de tecnologia educacional.

Andressa Cristina Facincani , Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Acadêmica do Curso de Especialização em Práticas Educativas e Sócioambientais na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Atua como voluntária no Museu de Zoologia e Extensão da Ciência e realiza pesquisa com herpetologia.

Isabel Silva Pereira , Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Acadêmica do Curso de Graduação em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Atua como voluntária no Museu de Zoologia e Extensão da Ciência e desenvolve iniciação científica na área da herpetologia.

Lorranne Paula Oliveira Freitas, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Acadêmica do Curso de Graduação em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Atuou como voluntária no Museu de Zoologia e Extensão da Ciência, e atualmente trabalha com ecologia de insetos sociais.

Miguel Alexandre de Carvalho, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Acadêmico do Curso de Graduação em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Atua como voluntário no Museu de Zoologia e Extensão da Ciência, e atualmente trabalha anfíbios urbanos.

Naiara Freitas Franco, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Acadêmica do Curso de Graduação em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Atua como voluntário no Museu de Zoologia e Extensão da Ciência e desenvolve pesquisa com ecologia de estradas e conservação de animais silvestres.

Referências

ALVES, Francisca Aparecida de Sousa; SANTOS, Lindonilda Dias; ARAÚJO, Maurício dos Santos; LEITE, Aracelli de Sousa. Uso de metodologias ativas no ensino do conteúdo de Zoologia. Revista Insignare Scientia. v. 5, n. 4, 137-153, 2022. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n4.12890.

BAKKER, Freek T.; ANTONELLI, Alexandre; CLARKE, Julia A.; COOK, Joseph A.; EDWARDS, Scott V.; ERICSON, Per G. P.; FAURBY, Søren; FERRAND, Nuno; GELANG, Magnus; GILLESPIE, Rosemary G.; IRESTEDT, Martin; LUNDIN, Kennet; LARSSON, Ellen; MATOS‐MARAVÍ, Pável; MÜLLER, Johannes; PROSCHWITZ, Ted von; RODERICK, George K.; SCHLIEP, Alexander: WAHLBERG, Niklas; WIEDENHOEFT, John; KÄLLERSJÖ, Mari. The Global Museum: natural history collections and the future of evolutionary science and public education. PeerJ. v. 8, n. e8225, 2020. DOI: https://doi.org/10.7717/peerj.8225.

CARD, Daren C. Diminishing growth of zoological natural history collections threatens future research in the life sciences and beyond. bioRxiv. (preprint), 2004. DOI: https://doi.org/10.1101/2023.09.29.560208.

FERREIRA, Felipe Silva; BRITO, Samuel Vieira; RIBEIRO, Samuel Cardozo; SALES, Débora Lima; ALMEIDA, Waltécio de Oliveira. A zoologia e a botânica do ensino médio sob uma perspectiva evolutiva: uma alternativa de ensino para o estudo da biodiversidade. Caderno da Ciência e Cultura. v. 2, n. 1, 60-66, 2009.

GALE, Trace; DEVINE, Mary Ann. Advancing understanding of digital well-being at the intersection of technology and leisure. Journal of Leisure Research. v. 54, n. 5, 667-683, 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/00222216.2023.2247295.

KATO, Danilo Seithi; KAWASAKI, Clarice Sumi; CARVALHO, Luiz Marcelo. O conceito de ecossistema como delimitação espaçotemporal nas pesquisas em educação ambiental: implicações para o ensino de ciências/biologia. ACTIO: docência em ciências. v. 5, 1-23, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.3895/actio.v5n2.12291.

LEWINSOHN, Thomas M.; FREITAS, André Victor L.; PRADO, Paulo Inácio. Conservação de invertebrados terrestres e seus habitats no Brasil. Megadiversidade. v. 1, n. 1, 62-69, 2005.

LIMA, Sulamita de Carvalho; EGIDIO, Jonatha Anderson Fraga; NASCIMENTO, Barbara Proença. Metodologias para o ensino de zoologia: uma análise bibliográfica reflexiva. Educationis. v. 9, n. 2, 43-50, 2021. DOI: https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2021.002.0005.

MARANDINO, Martha. Museus de Ciências, Coleções e Educação: relações necessárias. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio Museologia e Patrimônio. v. 2, n. 2, 1-12, 2009.

MARANDINO, Martha; MONACO, Luciana; Lourenço, Marcia, F; Rodrigues, Juliana; Ricci, Fernanda Pardini. A Educação em Museus e os Materiais Educativos. São Paulo: GEENF/USP, 2016. 48 p. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Martha-Marandino/publication/344002832_A_Educacao_em_museus_e_os_materiais_educativos/links/608d9b2992851c490fae35c8/A-Educacao-em-museus-e-os-materiais-educativos.pdf

MARANDINO, Martha; PEDRETTI, Erminia; IANNINI, Ana Maria Navas Representando a biodiversidade em museus de ciências: perspectivas de uma lente STSE. International Journal of Science Education, Parte B. v. 13, n. 4, 362–380, 2023. https://doi.org/10.1080/21548455.2023.2179381.

MCPHERSON, Gayle. Public memories and private tastes: The shifting definitions of museums and their visitors in the UK. Museum Management and Curatorship. v. 21, n. 1, 44-57, 2006. DOI: https://doi.org/10.1080/09647770600602101.

MOREIRA, Leonardo Maciel; MARANDINO, Martha. Teatro de temática científica: conceituação, conflitos, papel pedagógico e contexto brasileiro. Ciência & Educação. v. 21, n. 2, 511-523, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320150020015.

NASCIMENTO, Fabio Oliveira; VENDRAMEL, Rafaela Lumi. Catálogo de médios e grandes mamíferos do estado do Pará, Brasil, depositados no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP). Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. v. 15, n. 3, 863-903, 2020. DOI: https://doi.org/10.46357/bcnaturais.v15i3.240.

OLIVEIRA, Ubirajara; PAGLIA, Adriano Pereira; BRESCOVIT, Antonio D.; CARVALHO, Cláudio J. B.; SILVA, Daniel Paiva; REZENDE, Daniella T.; LEITE, Felipe Sá Forte; BATISTA, João Aguiar Nogueira; BARBOSA, João Paulo Peixoto Pena; STEHMANN, João Renato; ASCHER, John S.; VASCONCELOS, Marcelo Ferreira; MARCO-JR, Paulo; LÖWENBERG‐NETO, Peter; DIAS, Priscila Guimarães; FERRO, Viviane Gianluppi; SANTOS, Adalberto J. The strong influence of collection bias on biodiversity knowledge shortfalls of Brazilian terrestrial biodiversity. Diversity and Distributions. v. 22, 1232-1244, 2016. DOI: https://doi.org/10.1111/ddi.12489.

PERCEQUILLO, Alexandre Reis; BARBOSA, Marina F. C.; BOCKMANN, Flávio A.; BOGONI, Juliano A.; ESGUÍCERO, André L. H.; LAMAS, Carlos; MORAES, Gilberto José; PINTO‐DA‐ROCHA, Ricardo; SILVEIRA, L Luís Fábio. Museus de história natural e coleções zoológicas do Estado de São Paulo. Biota Neotropica. v. 22(spe), 1-13, 2022. DOIhttps://doi.org/10.1590/1676-0611-bn-2022-1426.

RAMIREZ, Eduardo. Structuralizing multimedia data in museums: The use of Internet, video and scanned 3D objects for natural history and science museums. Museologia. v. 2, 133-136, 2010. DOI: https://doi.org/10.18452/8544.

SANTOS, Brendo Rodrigues; PERINOTTO, André Riani Costa. O museu virtual de Ouro Preto (MG) como ferramenta de comunicação turística para a destinação. Cadernos de Comunicação. v. 20, n. 3, 97-123, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2316882x22791.

SILVA, Sónia Melo; RUÃO, Teresa; GONÇALVES, Gisela. A responsabilidade social nas universidades: Ensino, investigação e extensão. Cadernos de Comunicação. v. 23, n. 2, 1-18, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/41472/pdf. Acesso em 10 jan. 2024.

VALENTE, Maria Esther; CAZELLI, Sibele; ALVES, Fátima. Museus, ciência e educação: novos desafios. História, Ciências, Saúde-Manguinhos. v. 12 (suppl), 183-203, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-59702005000400010.

XU, Wei; DAI, Ttao-Tao; SHEN, Zhi-Yi; YAO, Yu-Jia. Effects of technology application on museum learning: a meta-analysis of 42 studies published between 2011 and 2021. Interactive Learning Environments. v. 31, n. 7, 4589-4604, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/10494820.2021.1976803.

ZAHER, Hussam; YOUNG, Paulo S. As coleções zoológicas brasileiras: panorama e desafios. Ciência e Cultura. v. 55, n. 3, 24-26, 2003. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v55n3/a17v55n3.pdf. Acesso em 15 dez. 2023.

Downloads

Publicado

2025-07-02

Como Citar

Rodrigues, L. R., Facincani , A. C., Pereira , I. S., Freitas, L. P. O., Carvalho, M. A. de, Franco, N. F., & Andrade, L. S. de. (2025). Museu de Zoologia e Extensão da Ciência: estratégia de ensino para divulgação científica: -. Cadernos De Comunicação, 29, e89038. https://doi.org/10.5902/2316882X89038