Museu de Zoologia e Extensão da Ciência: estratégia de ensino para divulgação científica
-
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316882X89038Palavras-chave:
Educação ambiental, Educação científica, Espaços não formais da educaçãoResumo
A divulgação científica não formal atinge um público variado, de forma interativa, facilitando a compreensão e democratizando o conhecimento. Nesse contexto, a coleção zoológica, criada em um campus em formação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, transformou-se no Museu de Zoologia e Extensão da Ciência - MUZEC, um museu zoológico com presença física e virtual. A iniciativa ampliou sua atuação em eventos e instituições de ensino, fornecendo material de apoio pedagógico a professores e disseminando ciência e biodiversidade por meio de uma plataforma digital que já registrou mais de 50 mil acessos.
Downloads
Referências
ALVES, Francisca Aparecida de Sousa; SANTOS, Lindonilda Dias; ARAÚJO, Maurício dos Santos; LEITE, Aracelli de Sousa. Uso de metodologias ativas no ensino do conteúdo de Zoologia. Revista Insignare Scientia. v. 5, n. 4, 137-153, 2022. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n4.12890.
BAKKER, Freek T.; ANTONELLI, Alexandre; CLARKE, Julia A.; COOK, Joseph A.; EDWARDS, Scott V.; ERICSON, Per G. P.; FAURBY, Søren; FERRAND, Nuno; GELANG, Magnus; GILLESPIE, Rosemary G.; IRESTEDT, Martin; LUNDIN, Kennet; LARSSON, Ellen; MATOS‐MARAVÍ, Pável; MÜLLER, Johannes; PROSCHWITZ, Ted von; RODERICK, George K.; SCHLIEP, Alexander: WAHLBERG, Niklas; WIEDENHOEFT, John; KÄLLERSJÖ, Mari. The Global Museum: natural history collections and the future of evolutionary science and public education. PeerJ. v. 8, n. e8225, 2020. DOI: https://doi.org/10.7717/peerj.8225.
CARD, Daren C. Diminishing growth of zoological natural history collections threatens future research in the life sciences and beyond. bioRxiv. (preprint), 2004. DOI: https://doi.org/10.1101/2023.09.29.560208.
FERREIRA, Felipe Silva; BRITO, Samuel Vieira; RIBEIRO, Samuel Cardozo; SALES, Débora Lima; ALMEIDA, Waltécio de Oliveira. A zoologia e a botânica do ensino médio sob uma perspectiva evolutiva: uma alternativa de ensino para o estudo da biodiversidade. Caderno da Ciência e Cultura. v. 2, n. 1, 60-66, 2009.
GALE, Trace; DEVINE, Mary Ann. Advancing understanding of digital well-being at the intersection of technology and leisure. Journal of Leisure Research. v. 54, n. 5, 667-683, 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/00222216.2023.2247295.
KATO, Danilo Seithi; KAWASAKI, Clarice Sumi; CARVALHO, Luiz Marcelo. O conceito de ecossistema como delimitação espaçotemporal nas pesquisas em educação ambiental: implicações para o ensino de ciências/biologia. ACTIO: docência em ciências. v. 5, 1-23, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.3895/actio.v5n2.12291.
LEWINSOHN, Thomas M.; FREITAS, André Victor L.; PRADO, Paulo Inácio. Conservação de invertebrados terrestres e seus habitats no Brasil. Megadiversidade. v. 1, n. 1, 62-69, 2005.
LIMA, Sulamita de Carvalho; EGIDIO, Jonatha Anderson Fraga; NASCIMENTO, Barbara Proença. Metodologias para o ensino de zoologia: uma análise bibliográfica reflexiva. Educationis. v. 9, n. 2, 43-50, 2021. DOI: https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2021.002.0005.
MARANDINO, Martha. Museus de Ciências, Coleções e Educação: relações necessárias. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio Museologia e Patrimônio. v. 2, n. 2, 1-12, 2009.
MARANDINO, Martha; MONACO, Luciana; Lourenço, Marcia, F; Rodrigues, Juliana; Ricci, Fernanda Pardini. A Educação em Museus e os Materiais Educativos. São Paulo: GEENF/USP, 2016. 48 p. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Martha-Marandino/publication/344002832_A_Educacao_em_museus_e_os_materiais_educativos/links/608d9b2992851c490fae35c8/A-Educacao-em-museus-e-os-materiais-educativos.pdf
MARANDINO, Martha; PEDRETTI, Erminia; IANNINI, Ana Maria Navas Representando a biodiversidade em museus de ciências: perspectivas de uma lente STSE. International Journal of Science Education, Parte B. v. 13, n. 4, 362–380, 2023. https://doi.org/10.1080/21548455.2023.2179381.
MCPHERSON, Gayle. Public memories and private tastes: The shifting definitions of museums and their visitors in the UK. Museum Management and Curatorship. v. 21, n. 1, 44-57, 2006. DOI: https://doi.org/10.1080/09647770600602101.
MOREIRA, Leonardo Maciel; MARANDINO, Martha. Teatro de temática científica: conceituação, conflitos, papel pedagógico e contexto brasileiro. Ciência & Educação. v. 21, n. 2, 511-523, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320150020015.
NASCIMENTO, Fabio Oliveira; VENDRAMEL, Rafaela Lumi. Catálogo de médios e grandes mamíferos do estado do Pará, Brasil, depositados no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP). Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. v. 15, n. 3, 863-903, 2020. DOI: https://doi.org/10.46357/bcnaturais.v15i3.240.
OLIVEIRA, Ubirajara; PAGLIA, Adriano Pereira; BRESCOVIT, Antonio D.; CARVALHO, Cláudio J. B.; SILVA, Daniel Paiva; REZENDE, Daniella T.; LEITE, Felipe Sá Forte; BATISTA, João Aguiar Nogueira; BARBOSA, João Paulo Peixoto Pena; STEHMANN, João Renato; ASCHER, John S.; VASCONCELOS, Marcelo Ferreira; MARCO-JR, Paulo; LÖWENBERG‐NETO, Peter; DIAS, Priscila Guimarães; FERRO, Viviane Gianluppi; SANTOS, Adalberto J. The strong influence of collection bias on biodiversity knowledge shortfalls of Brazilian terrestrial biodiversity. Diversity and Distributions. v. 22, 1232-1244, 2016. DOI: https://doi.org/10.1111/ddi.12489.
PERCEQUILLO, Alexandre Reis; BARBOSA, Marina F. C.; BOCKMANN, Flávio A.; BOGONI, Juliano A.; ESGUÍCERO, André L. H.; LAMAS, Carlos; MORAES, Gilberto José; PINTO‐DA‐ROCHA, Ricardo; SILVEIRA, L Luís Fábio. Museus de história natural e coleções zoológicas do Estado de São Paulo. Biota Neotropica. v. 22(spe), 1-13, 2022. DOIhttps://doi.org/10.1590/1676-0611-bn-2022-1426.
RAMIREZ, Eduardo. Structuralizing multimedia data in museums: The use of Internet, video and scanned 3D objects for natural history and science museums. Museologia. v. 2, 133-136, 2010. DOI: https://doi.org/10.18452/8544.
SANTOS, Brendo Rodrigues; PERINOTTO, André Riani Costa. O museu virtual de Ouro Preto (MG) como ferramenta de comunicação turística para a destinação. Cadernos de Comunicação. v. 20, n. 3, 97-123, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2316882x22791.
SILVA, Sónia Melo; RUÃO, Teresa; GONÇALVES, Gisela. A responsabilidade social nas universidades: Ensino, investigação e extensão. Cadernos de Comunicação. v. 23, n. 2, 1-18, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/41472/pdf. Acesso em 10 jan. 2024.
VALENTE, Maria Esther; CAZELLI, Sibele; ALVES, Fátima. Museus, ciência e educação: novos desafios. História, Ciências, Saúde-Manguinhos. v. 12 (suppl), 183-203, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-59702005000400010.
XU, Wei; DAI, Ttao-Tao; SHEN, Zhi-Yi; YAO, Yu-Jia. Effects of technology application on museum learning: a meta-analysis of 42 studies published between 2011 and 2021. Interactive Learning Environments. v. 31, n. 7, 4589-4604, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/10494820.2021.1976803.
ZAHER, Hussam; YOUNG, Paulo S. As coleções zoológicas brasileiras: panorama e desafios. Ciência e Cultura. v. 55, n. 3, 24-26, 2003. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v55n3/a17v55n3.pdf. Acesso em 15 dez. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Cadernos de Comunicação cedem automaticamente e sem qualquer tipo de ônus o direito à primeira publicação do material submetido.


