Análise de sentimentos em textos de redes sociais: uma comparação entre o ChatGPT e métodos tradicionais

Autores

Palavras-chave:

Processamento de Linguagem Natural, Análise de Sentimentos, ChatGPT

Resumo

As análises automatizadas na comunicação digital contribuem para uma compreensão extensiva dos fenômenos sociais. A pesquisa apresenta uma comparação entre o ChatGPT e abordagens tradicionais da análise de sentimentos de textos extraídos de redes sociais. Os métodos comparados apresentaram resultados satisfatórios na identificação de emoções e polaridade, e o ChatGPT se mostrou eficaz como ferramenta de análise de sentimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Ramos Da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Comunicação em Mídias Digitais (UFPB). Integrante do projeto de extensão Interfaces Livres. Tem interesse no campo de Processamento de Linguagem Natural (PLN) e UX/UI design.

Paulo Henrique Souto Maior Serrano, Universidade Federal da Paraíba

Professor de Comunicação em Mídias Digitais na Universidade Federal da Paraíba. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (2008), mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFMG pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011) e doutorado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2019).

Referências

ADAMOPOULOU, Eleni ; MOUSSIADES, Lefteris. An Overview of Chatbot Technology. IFIP Advances in Information and Communication Technology, v. 584, p. 373–383, 2020a. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7256567/>. Acesso em: 13 abr. 2023.

ADAMOPOULOU, Eleni ; MOUSSIADES, Lefteris. Chatbots: History, technology, and applications. Machine Learning with Applications, v. 2, 2020b. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2666827020300062>. Acesso em: 13 abr. 2023.

AGARWAL, Ritu ; WADHWA, Mani. Review of State-of-the-Art Design Techniques for Chatbots. SN Computer Science, v. 1, n. 5, 2020. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1007/s42979-020-00255-3>. Acesso em: 30 maio 2023.

BARRETO, J.E.F; Silva, L.P. Sistema límbico e as emoções: uma revisão anatômica. Revista neurociências, v. 18, n. 3, p. 386-394, 2010.

BIRD, Steven. NLTK: the natural language toolkit. Proceedings of the COLING/ACL 2006 Interactive Presentation Sessions. Sydney, 2006.

BORJI, Ali. A categorical archive of chatgpt failures. arXiv:2302.03494, 2023. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2666827020300062>. Acesso em: 13 abr. 2023.

BROCKMAN, G.; SUTSKEVER, I. OpenAI LP, OpenAI, 2019. Disponível em: <https://openai.com/blog/openai-lp>. Acesso em: 4 abr. 2023.

HARIRI, Walid. Unlocking the Potential of ChatGPT: A Comprehensive Exploration of its Applications. Research Gate. 2023. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/369771657_Unlocking_the_Potential_of_ChatGPT_A_Comprehensive_Exploration_of_Its_Applications_Advantages_Limitations_and_Future_Directions_in_Natural_Language_Processing>. Acesso em: 02 jul. 2023.

TURING, A.; COPELAND, B. J. The essential Turing: seminal writings in computing, logic, philosophy, artificial intelligence, and artificial life, plus the secrets of Enigma. Oxford, New York: Clarendon Press ; Oxford University Press, 2004.

LUDERMIR, Teresa Bernarda. Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina: estado atual e tendências. Estudos Avançados, v. 35, n. 101, 2021.

MHLANGA, David. Open AI in education, the responsible and ethical use of ChatGPT towards lifelong learning. Education, the Responsible and Ethical Use of ChatGPT Towards Lifelong Learning, 2023. Disponível em: <https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=4354422>

KHAN, Rashid ; DAS, Anik. Build Better Chatbots: A Complete Guide to Getting Started with Chatbots. Berkeley, CA: Apress, 2018.

FRANCISCO, Maria de Fátima Simões. Caráter, emoção e julgamento na Retórica de Aristóteles. Letras Clássicas, n. 4, p. 91-108, 2000.

OPENAI. Introducing ChatGPT. OpenAI. Disponível em: <https://openai.com/blog/chatgpt>. Acesso em: 13 abr. 2023.

PIA, Jefferson da Silva; FIGUÊIREDO, João Pedro dos Anjos. Educação emocional e prevenção à violência escolar. 2016. Disponível em: <https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2425>.

SCOLNICOV, Samuel. Platão e o problema educacional. Edições Loyola, 2006.

SCHERER, Klaus R.; WALLBOTT, Harald G. Evidence for universality and cultural variation of differential emotion response patterning. Journal of personality and social psychology, v. 66, n. 2, p. 310, 1994.

WANKHADE, Mayur; RAO, Annavarapu Chandra Sekhara; KULKARNI, Chaitanya. A survey on sentiment analysis methods, applications, and challenges. Artificial Intelligence Review, v. 55, n. 7, 2022. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1007/s10462-022-10144-1>. Acesso em: 11 abr. 2023.

WEIZENBAUM, Joseph. ELIZA - a computer program for the study of natural language communication between man and machine. Communications of the ACM, v. 9, n. 1, p. 36–45, 1966. Disponível em: <https://dl.acm.org/doi/pdf/10.1145/365153.365168>. Acesso em: 30 maio 2023.

ZEMČÍK, Mgr. Tomáš. A Brief History of Chatbots. DEStech Transactions on Computer Science and Engineering, n. aicae, 2019. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/336734161_A_Brief_History_of_Chatbots>. Acesso em: 13 abr. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-25

Como Citar

Ramos Da Silva, M. E., & Souto Maior Serrano, P. H. (2023). Análise de sentimentos em textos de redes sociais: uma comparação entre o ChatGPT e métodos tradicionais. Cadernos De Comunicação, 27(3). Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/84828

Edição

Seção

Artigos