Symbolic appropriations of Northeastern identity: Juliette’s representation in encouraging the consumption of cosmetics

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X75411

Keywords:

Publiposts, Northeasterners, Recognition

Abstract

The article discusses the symbolic appropriations of Juliette Freire, winner of Big Brother Brasil 2021, by the brand L’Occitane to promote the Mandacaru cosmetics line. The aim is to present the transformation of the participant into a digital influencer based on the visibility created by traditional and digital media. The analysis is based on the contributions of Sennet (2001), Campanella (2018), Van Krieken (2012) and Drissens (2014). Thus, it is understood that her image is used as a representation of the Northeastern identity, corroborating to encourage the consumption of products and services of her sponsors.

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Author Biographies

Thiago Álvares da Trindade, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (Poscom/UFSM) e Doutorando em Comunicação pelo mesmo programa, com estágio de doutorado-sanduíche na Loughborough University, em Londres, sob orientação do PhD Professor Thomas Tufte. Bacaherel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda também pela Universidade Federal de Santa Maria. Integrante, desde 2012 até o presente momento, do grupo de pesquisa "Consumo e Culturas Digitais", coordenado pela Professora Doutora Sandra Rubia da Silva. Possui interesse de pesquisa em temas como detox digital, minimalismo digital, smartphones, culturas digitais e etnografia.

Leandro Nogueira Rangel, Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (PPGMC/UFF)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (PPGMC/UFF) da turma de 2022 (classificado em 2 lugar) e integrante da linha de pesquisa: Linguagens, representações e produção de sentidos. Estagiário docente para alunos da graduação da UFF nas disciplinas Ética e Legislação Publicitária e Atendimento e Gestão Publicitária. Desenvolve estudos aplicados à sua dissertação nas área de ativismo, consumo e influenciadores digitais a partir das perspectivas sociológicas de ética e nichos culturais, observando a atuação em publiposts no Instagram frente às incursões de discursos reais. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) a nível mestral (2022-2024). Integrante dos Grupos de Pesquisas: ESC - Ética na Sociedade de Consumo, e Comunicação Institucional e suas interfaces, sediados na UFF. Planejador Digital e Produtor de arte da equipe do PPGMC. Atualmente pesquisa incoerências discursivas de marcas mundiais através da apropriação ideológica. Autor do livro The Flyer Evolution Book - A Face Of Party pela Mito Editora Digital. Publicitário formado pela Universidade da Cidade, Designer Gráfico pelo Instituto Federal Fluminense, com MBAs em Marketing Empresarial pela UFF (conquistou a terceira colocação dos melhores TCCs em 2012) e Administração, Finanças e Negócios pela Universidade Cândido Mendes. Possui mais de 10 anos de experiência profissional como analista de marketing em comunicação empresarial e criação/planejamento de campanhas corporativas. Foi destaque no site DesigNerd na matéria: Usando marketing de guerrilha como ferramenta de auto-promoção: Lean.joy.

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Published

2023-12-25

How to Cite

Álvares da Trindade, T., & Nogueira Rangel, L. (2023). Symbolic appropriations of Northeastern identity: Juliette’s representation in encouraging the consumption of cosmetics. Cadernos De Comunicação, 27(3). https://doi.org/10.5902/2316882X75411

Issue

Section

Artigos