Apropriações simbólicas da identidade nordestina: a representação de Juliette no incentivo ao consumo de cosméticos
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316882X75411Palavras-chave:
Publiposts, Nordestinos, ReconhecimentoResumo
O artigo discute as apropriações simbólicas de Juliette Freire, vencedora do Big Brother Brasil 2021, pela marca L’Occitane para promover da linha de cosméticos Mandacaru. Busca-se apresentar a transformação da participante em influenciadora digital a partir da visibilidade criada pela mídia tradicional e digital. A análise é feita com base nas contribuições de Sennet (2001), Campanella (2018), Van Krieken (2012) e Drissens (2014). Assim, entende-se que sua imagem é usada como representação da identidade nordestina, corroborando para o incentivo no consumo de produtos e serviços de seus patrocinadores.
Downloads
Referências
ABIDIN, Crystal. “Aren’t These Just Young, Rich Women Doing Vain Things Online?”: Influencer Selfies as Subversive Frivolity. Social Media + Society, v. 22(2), 2016.
CAMPANELLA, Bruno; DE NANTES, Joana d'Arc; FERNANDES, Paula. Criando intimidade, recebendo visibilidade: novas práticas de persuasão na economia da fama. Comunicação, Mídia e Consumo, v. 15, n. 43, 2018.
CAMPANELLA, Bruno. Em busca do reconhecimento midiático: a autorrealização do sujeito na sociedade midiatizada. E-COMPÓS (Brasília), v. 22, 2019.
CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos. Rio de Janeiro, UFRJ, 2005.
COLLINS, Sue. Traversing authenticities: The West Wing president and the activist Sheen. In: Riegert, K. (ed.) Politicotainment: Television’s Take on the Real. New York: Palgrave; 2007.
DRIESSENS, Olivier. A celebritização da sociedade e da cultura: entendendo a dinâmica estrutural da cultura da celebridade. Ciberlegenda, n. 31, 2014.
DUFFY, Brooke Erin, Pooley, Jefferson. Idols of promotion: The triumph of self-branding in an age of precarity. Journal of Communication, v. 69, p. 26-48 2019.
HEINICH, Nathalie. De la visibilité: excellence et singularité en régime médiatique. Paris: Gallimard, 2012.
KHAMIS, Susie; ANG, Lawrence; WELLING, Raymond. Self-branding, ‘micro-celebrity’ and the rise of Social Media Influencer. Celebrity Studies, v. 8, p. 191-208, 2017.
LAGE, A.; DE PINA, S. O Follow no Instagram como Recurso de Gratificação aos Participantes do BBB 21 e sua Relação com a Cultura do Cancelamento. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2021/resumos/dt5-cd/adhemar-lage.pdf. Acesso em: 18 set. 2023.
L’OCCITANE AU BRÉSIL. Produtos da linha mandacaru. 2021. Disponível em: https://br.loccitaneaubresil.com/pt-br/mandacaru.html. Acesso em 20 de jul. de 2021.
MASALSKA, L. A.; CUNHA, R.; ALVES DA ROCHA, A. La Belle de Jour: Uma análise da participante do BBB Juliette Freire segundo o conceito da Jornada do Herói! Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2021/resumos/ij04/leandro-aparecido-masalska.pdf. Acesso em: 18 set. 2023.
REVISTA QUEM, Juliete bate recorde mundial e ganha 1 milhão de likes em 3 minutos. 2021. Disponível em: https://revistaquem.globo.com/Entretenimento/BBB/noticia/2021/05/bbb21-juliette-bate-recorde-mundial-e-ganha-1-milhao-de-likes-em-3-minutos.html. Acesso em 01 de jul. de 2021.
SENNETT, Richard. O declínio do homem público: as tiranias da intimidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
SOBOTTKA, Emil Albert. Reconhecimento: novas abordagens em teoria crítica. São Paulo: Annablume, 2015.
TAYLOR, Charles. A ética da autenticidade. São Paulo: Realizações Editora, Capítulo 3: As fontes da Autenticidade, p. 35-39, 2011.
THOMPSON, John B. Fronteiras cambiantes da vida pública e privada. Matrizes, v. 4, n. 1, 2010.
TURK, Turk. Fan Work: Labor, worth, and participation in fandom's gift economy. Transformative Works and Cultures, v. 15, 2014.
VAN KRIEKEN, Robert. Celebrity society. Londres: Routledge, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Cadernos de Comunicação cedem automaticamente e sem qualquer tipo de ônus o direito à primeira publicação do material submetido.