Apropriações simbólicas da identidade nordestina: a representação de Juliette no incentivo ao consumo de cosméticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X75411

Palavras-chave:

Publiposts, Nordestinos, Reconhecimento

Resumo

O artigo discute as apropriações simbólicas de Juliette Freire, vencedora do Big Brother Brasil 2021, pela marca L’Occitane para promover da linha de cosméticos Mandacaru. Busca-se apresentar a transformação da participante em influenciadora digital a partir da visibilidade criada pela mídia tradicional e digital. A análise é feita com base nas contribuições de Sennet (2001), Campanella (2018), Van Krieken (2012) e Drissens (2014). Assim, entende-se que sua imagem é usada como representação da identidade nordestina, corroborando para o incentivo no consumo de produtos e serviços de seus patrocinadores.

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Biografia do Autor

Thiago Álvares da Trindade, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (Poscom/UFSM) e Doutorando em Comunicação pelo mesmo programa, com estágio de doutorado-sanduíche na Loughborough University, em Londres, sob orientação do PhD Professor Thomas Tufte. Bacaherel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda também pela Universidade Federal de Santa Maria. Integrante, desde 2012 até o presente momento, do grupo de pesquisa "Consumo e Culturas Digitais", coordenado pela Professora Doutora Sandra Rubia da Silva. Possui interesse de pesquisa em temas como detox digital, minimalismo digital, smartphones, culturas digitais e etnografia.

Leandro Nogueira Rangel, Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (PPGMC/UFF)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (PPGMC/UFF) da turma de 2022 (classificado em 2 lugar) e integrante da linha de pesquisa: Linguagens, representações e produção de sentidos. Estagiário docente para alunos da graduação da UFF nas disciplinas Ética e Legislação Publicitária e Atendimento e Gestão Publicitária. Desenvolve estudos aplicados à sua dissertação nas área de ativismo, consumo e influenciadores digitais a partir das perspectivas sociológicas de ética e nichos culturais, observando a atuação em publiposts no Instagram frente às incursões de discursos reais. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) a nível mestral (2022-2024). Integrante dos Grupos de Pesquisas: ESC - Ética na Sociedade de Consumo, e Comunicação Institucional e suas interfaces, sediados na UFF. Planejador Digital e Produtor de arte da equipe do PPGMC. Atualmente pesquisa incoerências discursivas de marcas mundiais através da apropriação ideológica. Autor do livro The Flyer Evolution Book - A Face Of Party pela Mito Editora Digital. Publicitário formado pela Universidade da Cidade, Designer Gráfico pelo Instituto Federal Fluminense, com MBAs em Marketing Empresarial pela UFF (conquistou a terceira colocação dos melhores TCCs em 2012) e Administração, Finanças e Negócios pela Universidade Cândido Mendes. Possui mais de 10 anos de experiência profissional como analista de marketing em comunicação empresarial e criação/planejamento de campanhas corporativas. Foi destaque no site DesigNerd na matéria: Usando marketing de guerrilha como ferramenta de auto-promoção: Lean.joy.

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Publicado

2023-12-25

Como Citar

Álvares da Trindade, T., & Nogueira Rangel, L. (2023). Apropriações simbólicas da identidade nordestina: a representação de Juliette no incentivo ao consumo de cosméticos. Cadernos De Comunicação, 27(3). https://doi.org/10.5902/2316882X75411

Edição

Seção

Artigos