Apropiaciones simbólicas de la identidad nordestina: la representación de Juliette en el fomento del consumo de cosméticos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X75411

Palabras clave:

Publiposts, Nororientales, Reconocimiento

Resumen

El artículo discute las apropiaciones simbólicas de Juliette Freire, ganadora del Gran Hermano Brasil 2021, por parte de la marca L’Occitane para promocionar la línea de cosméticos Mandacaru. Busca presentar la transformación del participante en uma digital influencer a partir de la visibilidad creada por los medios tradicionales y digitales. El análisis se basa en los aportes de Sennet (2001), Campanella (2018), Van Krieken (2012) y Drissens (2014). Así, se entiende que su imagen es utilizada como representación de la identidad nororiental, corroborando para incentivar el consumo de productos y servicios de sus patrocinadores.

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Biografía del autor/a

Thiago Álvares da Trindade, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (Poscom/UFSM) e Doutorando em Comunicação pelo mesmo programa, com estágio de doutorado-sanduíche na Loughborough University, em Londres, sob orientação do PhD Professor Thomas Tufte. Bacaherel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda também pela Universidade Federal de Santa Maria. Integrante, desde 2012 até o presente momento, do grupo de pesquisa "Consumo e Culturas Digitais", coordenado pela Professora Doutora Sandra Rubia da Silva. Possui interesse de pesquisa em temas como detox digital, minimalismo digital, smartphones, culturas digitais e etnografia.

Leandro Nogueira Rangel, Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (PPGMC/UFF)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (PPGMC/UFF) da turma de 2022 (classificado em 2 lugar) e integrante da linha de pesquisa: Linguagens, representações e produção de sentidos. Estagiário docente para alunos da graduação da UFF nas disciplinas Ética e Legislação Publicitária e Atendimento e Gestão Publicitária. Desenvolve estudos aplicados à sua dissertação nas área de ativismo, consumo e influenciadores digitais a partir das perspectivas sociológicas de ética e nichos culturais, observando a atuação em publiposts no Instagram frente às incursões de discursos reais. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) a nível mestral (2022-2024). Integrante dos Grupos de Pesquisas: ESC - Ética na Sociedade de Consumo, e Comunicação Institucional e suas interfaces, sediados na UFF. Planejador Digital e Produtor de arte da equipe do PPGMC. Atualmente pesquisa incoerências discursivas de marcas mundiais através da apropriação ideológica. Autor do livro The Flyer Evolution Book - A Face Of Party pela Mito Editora Digital. Publicitário formado pela Universidade da Cidade, Designer Gráfico pelo Instituto Federal Fluminense, com MBAs em Marketing Empresarial pela UFF (conquistou a terceira colocação dos melhores TCCs em 2012) e Administração, Finanças e Negócios pela Universidade Cândido Mendes. Possui mais de 10 anos de experiência profissional como analista de marketing em comunicação empresarial e criação/planejamento de campanhas corporativas. Foi destaque no site DesigNerd na matéria: Usando marketing de guerrilha como ferramenta de auto-promoção: Lean.joy.

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Publicado

2023-12-25

Cómo citar

Álvares da Trindade, T., & Nogueira Rangel, L. (2023). Apropiaciones simbólicas de la identidad nordestina: la representación de Juliette en el fomento del consumo de cosméticos. Cadernos De Comunicação, 27(3). https://doi.org/10.5902/2316882X75411

Número

Sección

Artigos