Anuncie aqui: os anúncios do jornal Baixo-Amazonas na segunda metade do século XIX, em Santarém-Pará

Autores

  • Jessé Andrade Santa Brígida Universidade Federal do Pará
  • Paulo Olin Barros Francês Universidade Federal do Pará
  • Netília Silva dos Anjos Seixas Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

História da Publicidade e das Relações Públicas, jornal Baixo-Amazonas, anúncios, Santarém- Pará, século XIX

Resumo

Este artigo elabora um quadro geral dos anúncios publicados pelo jornal Baixo-Amazonas entre 1872 e 1894 tendo em vista os aspectos sociais e/ou culturais da segunda metade do século XIX. O estudo é uma pesquisa descritiva e documental. O periódico pertence a cidade de Santarém, município do interior do Pará. A localidade foi umas das primeiras a terem jornais impressos circulando no estado no período oitocentista, fator importante para a região e para a história da mídia no Pará. Santarém é, desde o século XIX, um importante polo para os demais municípios do entorno. A escolha do jornal Baixo-Amazonas se deve à sua importância histórica para a cidade, uma vez que é um dos mais antigos periódicos e um dos poucos disponíveis para consulta na Hemeroteca Nacional. O periódico circulou por 24 anos (1872-1896) e conta com 25 edições espalhadas entre 1872 e 1894. Os dados foram coletados a partir da ficha de análise elaborada pelo Projeto de Pesquisa “Meios de comunicação no Pará em perspectiva histórica: entre memórias e sentidos”. O artigo resultou em 191 anúncios analisados, onde foram observados a sua configuração e a relação entre a publicidade e o contexto do qual o jornal estava imerso.

Palavras-chave: História da Publicidade e das Relações Públicas; jornal Baixo-Amazonas; anúncios; Santarém- Pará; século XIX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessé Andrade Santa Brígida, Universidade Federal do Pará

Doutorando e Mestre (2019) em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (UFPA), bolsista CAPES. Graduado em Comunicação Social, habilitação jornalismo, pela Universidade Federal do Pará (2015). Experiência em pesquisas científicas na área da Comunicação. Atuou como bolsista AF/UFPA e FAPESP/ UFPA no projeto Jornais Paraoaras: O Percurso da Mídia Impressa em Belém no Século XIX (2012-2013) e como bolsista CNPq-PIBIC-UFPA no projeto A Trajetória da Imprensa no Pará (2012). Atualmente integra o Grupo de Pesquisa Comunicação, Linguagens, Discursos e Memórias na Amazônia e o Projeto de Pesquisa A História da Imprensa no Pará: Do Impresso à Internet. Principais temas: comunicação e história da mídia, teorias da comunicação e da linguagem, sexualidade e metodologia científica.

Paulo Olin Barros Francês, Universidade Federal do Pará

Graduando do 6º semestre do curso de Comunicação Social-Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará. Atuou como Bolsista de Iniciação Científica do projeto de pesquisa “Meios de comunicação no Pará em perspectiva histórica: entre memórias e sentidos” (2019-2020) e integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação, Linguagens, Discursos e Memórias na Amazônia (UFPA/CNPq).

Netília Silva dos Anjos Seixas, Universidade Federal do Pará

Doutora (2006) e Mestre (1996) em Letras (Linguística) pela Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Teoria e Metodologia da Comunicação (1992) e Graduada em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade Federal do Pará (1986). Pós-Doutora (2018) em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com bolsa CAPES. Jornalista com experiência em jornal impresso, radiojornalismo e assessoria de comunicação. Professora associada da Universidade Federal do Pará, com atividades na Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia e Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior. Participou da elaboração do projeto e da implantação do PPGCOM/UFPA. Desenvolve atividades de ensino e pesquisa em comunicação e estudos da linguagem e do discurso, história e memória, jornalismo, metodologia e orientação, na graduação e na pós-graduação. Desde 2009 desenvolve pesquisas sobre história e memória da imprensa no Pará, com vistas à história e memória dos meios e nos meios de comunicação regionais, e coordena o Grupo de Pesquisa Comunicação, Linguagens, Discursos e Memórias na Amazônia (UFPA-CNPq).

Referências

BATES, Henry Walter. O naturalista do rio Amazonas. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1944. 2 v. 398 p.

BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARÁ. Jornais Paraoaras: catálogo. Belém: Secretaria de Estado de Cultura, Desportos e Turismo, 1985.

COLARES, Anselmo Alencar. Sociedade e educação em Sanatrém-Pará: estudo em que o município foi área de segurança nacional (1969/1984), 1998, Dissertação (Mestrado em Filosofia e História da Educação) – Faculdade de Educação. Universidade de Campinas, São Paulo, 1998. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9236. Acesso em: 10 jun. 2021.

COSTA, Tatiane de Cassia Silva da. A relação cidade e rio na Amazônia: mudanças e permanências frente ao processo de urbanização recente, o exemplo de Santarém (PA). 2012.163 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido) - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11030. Acesso em: 15 jun. 2021.

DAOU, Ana Maria. A belle époque amazônica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

IBGE. Cidades: banco de dados. Disponível em: . Acesso em: 28 mar. 2021.

LOPES, Siméia de Nazaré. O comércio interno no Pará oitocentista: atos, sujeitos sociais e controles entre 1840 - 1855

PINTO, Lúcio Flávio. Memórias de Santarém. Santarém: O Estado do Tapajós, 2011.

SANTOS, Paulo Rodrigues dos. Tupaiulândia. Belém: Imprensa Oficial do Estado do Pará, 1974.

.

SARGES, Maria Nazaré. Belém: riquezas produzindo a Belle-Époque (1870-1912). 2. ed. Belém: PakaTatu, 2002.

SEIXAS, Netília Silva dos Anos. Meios de comunicação no Pará em perspectiva histórica: entre memórias e sentidos. Projeto de pesquisa em andamento. Belém: UFPA, 2021.

Downloads

Publicado

2022-01-31

Como Citar

Andrade Santa Brígida, J., Olin Barros Francês, P., & Silva dos Anjos Seixas, N. (2022). Anuncie aqui: os anúncios do jornal Baixo-Amazonas na segunda metade do século XIX, em Santarém-Pará. Cadernos De Comunicação, 25(3), 21. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/68127

Edição

Seção

Dossiê Temático: História da Publicidade e das Relações Públicas (por Monica Carniello e Flavi Lisboa)