Por uma retórica antirracista: a inclusão de negros e negras pelas agências de publicidade de São Paulo.

Autores

  • Bruno Vasconcelos Lima Escola Superior de Propaganda e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X68066

Palavras-chave:

Publicidade, Racismo, Responsabilidade Social Corporativa.

Resumo

Com a popularização das mídias digitais, as críticas contra os modos de ser excludentes e estereotipados promovidos por diversas publicidades tornaram-se mais frequentes, atingindo a imagem institucional de algumas corporações. Nesse contexto, além da concorrência pelas verbas publicitárias que hoje são compartilhadas com outros atores estratégicos para a promoção das marcas, a falta de identificação do público com a comunicação veiculada tem afetado a credibilidade das agências diante dos anunciantes. Num cenário no qual as ações de responsabilidade social corporativa se mostram fundamentais para os negócios, algumas agências de São Paulo, que estão entre as maiores do Brasil, têm implementado iniciativas para inclusão de negros e negras em seus quadros como uma forma de agregar novas visões de mundo aos processos produtivos dos anúncios e, assim, se adequar às atuais exigências mercadológicas demandadas pelos anunciantes. Neste artigo, analisamos o contexto socioeconômico no qual se dão tais iniciativas de inclusão em que pautas sociais, como o antirracismo, têm se mostrado importantes para conquistar a estima dos consumidores e para a atraí-los ao universo simbólico proposto pelas marcas.

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Biografia do Autor

Bruno Vasconcelos Lima, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Formação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará (UFC), doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM e membro do Grupo de Pesquisa GRUSCCO - Subjetividade, Comunicação e Consumo.

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Publicado

2022-09-07

Como Citar

Vasconcelos Lima, B. (2022). Por uma retórica antirracista: a inclusão de negros e negras pelas agências de publicidade de São Paulo. Cadernos De Comunicação, 26(2). https://doi.org/10.5902/2316882X68066

Edição

Seção

Dossiê Temático: História da Publicidade e das Relações Públicas