Infância, consumo político e redes sociais: análise do conteúdo do Instagram de três ativistas infantis

Autores

Palavras-chave:

Ativismo infantil, Consumo político, Redes sociais.

Resumo

O conteúdo do Instagram das ativistas Genesis Butler, Mikaila Ulmer e Greta Thunberg nos mostrou que o consumo político pode emergir também no ativismo infantil. Propomos, então, uma Análise de Conteúdo para saber como esse fenômeno ocorre e por quê. Notamos diferentes formas de exercer consumo político e ativismo. Este último pode ser mais rígido ou maleável, associando-se até mesmo a estratégias publicitárias.

Palavras-chave: Ativismo infantil; Consumo político; Redes sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Phelipe Rodrigues Lopes, Universidade Federal de Pernambuco

Pesquisador de Mídia, Infância e Gênero. Mestre em Comunicação (UFPE) e Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (UFPE). Membro do Grupo de Pesquisa PHiNC (Publicidade Híbrida e Narrativas do Consumo) [UFPE / CNPq] e da Recria (Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências).

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BUCKINGHAM, David; TINGSTAD, Vebjørg. Introduction. In: BUCKINGHAM, David; TINGSTAD, Vebjørg (Eds.). Childhood and consumer culture. Londres: Palgrave Macmillan, 2010, p. 1-14.

BUCKINGHAM, David. Crescer na era das mídias eletrônicas. São Paulo: Loyola, 2007.

BUCKINGHAM, David. As crianças e a mídia: uma abordagem sob a ótica dos estudos culturais. Matrizes, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 93-121, jan./jun. 2012.

CATELLO, Mike. Social media and the activist child. In: SCHATZ, JL. Parenting through pop culture: essays on navigating media with children. Jefferson: McFarland, 2020, p. 73-84.

COOK, Daniel T. The commodification of childhood: the children’s clothing industry and the rise of the child consumer. Londres: Duke University Press, 2004.

CORSARO, William A. Sociologia da infância. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

CORTINA, Adela. Por una ética del consumo: la ciudadanía del consumidor en un mundo global. Madri: Santillana, 2002.

ECHEGARAY, Fabian. Corporate mobilization of political consumerism in developing societies. Journal of Cleaner Production, v. 134, 2016, p. 124-136.

FEENSTRA, Ramón Andrés. El consumo ético: ¿una nueva forma de participación ciudadana? Diálogo Filosófico, v. 93, 2015, p. 433-451.

FREVELE, Jamie. 'Marvel's Hero Project' Recap: Genesis the Amazing Animal Ally. Marvel, 2020. Disponível em: <https://bit.ly/3oBP6Ub>. Acesso em 6 out. 2021.

FRIEDMAN, Monroe. Consumer boycott: effecting change through the marketplace and the media. Nova Iorque: Routledge, 1999.

GIANOLLA, Giulia. Quem é a ‘pirralha’ Greta Thunberg e por que ela ‘abraça coelhinhos’. Guia do Estudante, 2021. Disponível em: <https://bit.ly/3uSZ58Q>. Acesso em 7 out. 2021.

GIDDENS, Anthony. A constituição da sociedade. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

GUEDES, Brenda Lyra. Publicidade e infância: representações e discursos em uma arena de disputas de sentidos. In: BEZERRA, Beatriz Braga; GUEDES, Brenda Lyra; COSTA, Sílvia Almeida da. Publicidade e consumo: entretenimento, infância, mídias sociais. Recife: Editora UFPE, 2016, p. 107-214.

JEFFREY, James. A menina que fundou negócio aos 4 anos e, aos 13, é CEO de sucesso. BBC News Brasil, 2018. Disponível em: <https://bbc.in/2qs9Xxp>. Acesso em 6 out. 2021.

MCNEAL, James U. Children as consumers of commercial and social products. Washington:

Pan American Health Organization, 2000.

PEINADO, Fernando. A viagem de Greta do “lado correto da história”. El País, 2019. Disponível em: <https://bit.ly/3mCi1VD>. Acesso em 7 out. 2021.

PETR, Christopher. Adultcentrism in practice with children. Families in society, v. 73, n. 7, p. 408-416, 1992.

QUAPPER, Klaudio Duarte. Genealogía del adultocentrismo. La constitución de um patriarcado adultocéntrico. In: QUAPPER, Klaudio Duarte; VALDÉS, Carolina Álvarez (eds.). Juventudes en Chile: miradas de jóvenes que investigan. Santiago: Edición de la Facultad de Ciencias Sociales Universidad de Chile, 2016, p. 17-48.

QVORTRUP, Jens. Childhood as a structural form. In: QVORTRUP, Jens; CORSARO, William A.; HONIG, Michael-Sebastian (eds.). The palgrave handbook of childhood studies. Londres: Palgrave Macmillan, 2009, p. 21-33.

QVORTRUP, Jens. Infância e Política. In: Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 141, p. 777-792, 2010.

RYALLS, Emily D.; MAZZARELLA, Sharon R. “Famous, beloved, reviled, respected, feared, celebrated”: media construction of Greta Thunberg. Communication, Culture and Critique, v. 14, n. 3, p. 438-453, set. 2021.

SCHOR, Juliet B. Nascidos para comprar: uma leitura essencial para orientarmos nossas crianças na era do consumismo. São Paulo: Gente, 2009.

SILVA, Claudia Carvalho. Genesis tem 12 anos e quer que o Papa seja vegan durante 40 dias. Público, 2019. Disponível em: <https://bit.ly/3uUOXfB>. Acesso em 6 out. 2021.

STOLLE, Dietlind; HOOGHE, Marc; MICHELETTI, Michele. Political consumerism – a new phenomenom of political participation? An exploratory study in Canada, Belgium and Sweden. In: ECPR Joint Sessions, 2003, Edinburgh. Anais... Edinburgh, 2003.

TAFT, Jessica K. Hopeful, harmless, and heroic: figuring the girl activist as global savior. Girlhood Studies, v. 13, n. 2, p. 1-17, 2020.

ZORELL, Carolin. Why are boycotters not automatically buycotters? The role of trust and the concept of the state in citizens’ decision to consume politically. In: Annual Conference of Midwest Political Science Association, 72., 2014, Chicago. Anais... Chicago, MPSA, 2014.

Downloads

Publicado

2022-01-31

Como Citar

Phelipe Rodrigues Lopes, R. (2022). Infância, consumo político e redes sociais: análise do conteúdo do Instagram de três ativistas infantis. Cadernos De Comunicação, 25(3), 25. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/68027

Edição

Seção

Dossiê Temático: História da Publicidade e das Relações Públicas