Infância, consumo político e redes sociais: análise do conteúdo do Instagram de três ativistas infantis

Auteurs-es

Mots-clés :

Ativismo infantil, Consumo político, Redes sociais.

Résumé

O conteúdo do Instagram das ativistas Genesis Butler, Mikaila Ulmer e Greta Thunberg nos mostrou que o consumo político pode emergir também no ativismo infantil. Propomos, então, uma Análise de Conteúdo para saber como esse fenômeno ocorre e por quê. Notamos diferentes formas de exercer consumo político e ativismo. Este último pode ser mais rígido ou maleável, associando-se até mesmo a estratégias publicitárias.

Palavras-chave: Ativismo infantil; Consumo político; Redes sociais.

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Biographie de l'auteur-e

Rodrigo Phelipe Rodrigues Lopes, Universidade Federal de Pernambuco

Pesquisador de Mídia, Infância e Gênero. Mestre em Comunicação (UFPE) e Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (UFPE). Membro do Grupo de Pesquisa PHiNC (Publicidade Híbrida e Narrativas do Consumo) [UFPE / CNPq] e da Recria (Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências).

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Publié-e

2022-01-31

Comment citer

Phelipe Rodrigues Lopes, R. (2022). Infância, consumo político e redes sociais: análise do conteúdo do Instagram de três ativistas infantis. Cadernos De Comunicação, 25(3), 25. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/68027

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático: História da Publicidade e das Relações Públicas