Estética e imortalidade em Ad Vitam (2018)
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316882X60849Palavras-chave:
Ad Vitam, estética, narrativa, imortalidade, regeneraçãoResumo
O artigo ilustra como Ad Vitam (2018) lidou estética e narrativamente com consequências e conflitos gerados pela imortalidade. Adotou-se a pesquisa confirmatória como metodologia para identificar quais signos foram usados para representar a imortalidade e quais metáforas seu uso estabelece com o enredo. O principal resultado foram as reflexões obtidas a partir da pormenorização dos aspectos visuais-narrativos.
Downloads
Referências
AD VITAM. Lançada em 02/ 2018 na França no canal Arte e disponibilizado internacionalmente na Netflix em 21 de junho de 2019. Thomas Cailley. Roteiro: Thomas Cailley e Sébastien Mounier. 2-Discs. Paris: Lagardere Studios Distribution, 2018. Aspect Ratio: 1.85:1. Idiomas: um DVD francês e outro em inglês (Dolby Digital 2.0). Duração: 2-Discs 6 hr (360 min; 360 min) Sound Mix: Stereo. cor. Aspect Ratio: 16:9. HD. Disponível em: <https://www.netflix.com/br/title/81082327>. Acesso em: 05 de jun. de 2020.
ARINELLI, Rafael. “Bê-a-bá” cinematográfico: o que é som diegético? Cinemação. 2017. Disponível em: <https://cinemacao.com/2016/09/14/be-ba-cinematografico-som-diegetico/>. Acesso 01 de fev. de 2020.
CARVALHO, Vicente. Essa água-viva é o único animal imortal do planeta. Hypeness. 2013. Disponível em: <https://www.hypeness.com.br/2013/02/essa-agua-viva-e-o-unico-animal-imortal-do-planeta/> Acesso 20 de jan. de 2020.
DICIONÁRIO PRIBERAM DA LÍNGUA PORTUGUESA. Ad vitam aeternam. Lisboa: Priberam Informática, 2008-2020. Disponível em: <https://dicionario.priberam.org/ad%20vitam%20aeternam> Acesso 02 de fev. de 2020.
BORDWELL, David. Cinema and cognitive psychology. Revue de théorie de L'aimage et du son a journal of theory on image and sound, Iris No. 9, Spring. 1989a p. 16.
EISENSTEIN, S.M. O Sentido do Cinema. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.
FAUSTINO, Adriano. Medicina legal: Introdução Perícias e peritos. Educar Virtual. 2015. Disponível em: <https://educacaocoletiva.com.br/assets/system_files/material/phpuoklO42017.pdf> Acesso 13 de jan. de 2020.
FOUCAULT, Michel. Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. Organização e seleção de textos: Manoel Barros da Motta. Tradução: Inês Autran Dourado Barbosa - 2ª ed. - Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2009. p. 180.
GUÉNOUN, Denis. A exibição das palavras: uma idéia (política) do teatro. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, 2003.
LEVS, Melanie Lasoff. Immortal jellyfish: Does it really live forever? Mother Nature Network. 2011. <https://www.mnn.com/earth-matters/animals/stories/immortal-jellyfish-does-it-really-live-forever>.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. Campinas: Papirus, 2007.
MIGLIETTA, Maria Pia; PIRAINO, Stefano; MATSUMOTO, Yui. Transcriptome Characterization of Reverse Development in Turritopsis dohrnii (Hydrozoa, Cnidaria).
G3: GENES, GENOMES, GENETICS. December 1, 2019 vol. 9 no. 12 4127-4138; https://doi.org/10.1534/g3.119.400487> Acesso 08 de mar. 2020.
MOURÃO, MARIA DORA GENIS. A montagem cinematográfica como ato criativo. Revista Significação. Universidade de São Paulo (USP). Edição 25. 1990. pp. 229-250.
OLIVEIRA JÚNIOR., Luiz Carlos Gonçalves de. O cinema de fluxo e a mise en scène. Dissertação (Mestrado Meios e Processos Audiovisuais). – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010. p. 145 Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-30112010-164937/publico/6320356.pdf>. Acesso 01 de fev. de 2020.
PEREIRA, Daniel. Água-Viva: O que é, características, curiosidades. Planeta Biologia. 2020. Disponível em: <https://planetabiologia.com/agua-viva/>. Acesso 08 de mar. de 2020.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: Estética e política. São Paulo: EXO experimental org; ED. 34, 2009.
RAMOS, Fernão. Teoria Contemporânea Do Cinema I. São Paulo: Senac, 2005.
RICOEUR, P. La metáphore vive. Paris, Seuil, 1975.
RONNA, Giulianna Nogueira. Uma Forma de Partilhar o Sensível: A Dimensão Gráfica do Cinema e Seu Regime Estético. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVIII Congresso de Ciências de Comunicação na Região Sul. Anais (on-line). Caxias do Sul: Intercom, 2017. Disponível em: <http://portalintercom.org.br/anais/sul2017/resumos/R55-1318-1.pdf>. Acesso em 02 mar. de 2020
SHAD. Bioluminescência – já ouviu falar em luz no mar? SHAD. 2020. Disponível em: https://www.shad.com.br/vida-marinha/bioluminescencia-ja-ouviu-falar-em-luz-no-mar/> Acesso em 08 de mar 2020.
SILVEIRA, Evanildo da. A misteriosa água-viva de apenas dois centímetros que cientistas acreditam ser imortal. BBC. 2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-43011009>. Acesso 13 de jan. de 2020.
VANRELL, Jorge Paulete. Manual de Medicina Legal - Tanatologia. Leme: Ed. JH Mizuno. 2016.
VIDAL JUNIOR, Itamar. A Música de Rogério Duprat para o filme Noite Vazia - 1964. Anais do XXVIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música – Manaus - 2018. Disponível em: <https://www.anppom.com.br/congressos/index.php/28anppom/manaus2018/paper/viewFile/5158/1817>. Acesso 01 de fev. de 2020.
VILELA, Luiz Gustavo. “Elysium” usa ficção científica para fazer crítica social. Crônico de cinema - críticas. 2013. Disponível em: <http://cronicodecinema.com/elysium-usa-ficcao-cientifica-para-fazer-critica-social/>. Acesso 27 de fev. 2020.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência, 3ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Cadernos de Comunicação cedem automaticamente e sem qualquer tipo de ônus o direito à primeira publicação do material submetido.