(Re)posicionar para representar: uma análise comparativa da tragetória da Skol

Autores

  • Thayane Teixeira Ferreira Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIPMoc).
  • Santos Gustavo Souza Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X30302

Resumo

A publicidade é, historicamente, um meio que ora reproduz e ora representa ideologias, processos e extratos sociais. Nesta senda, se inserem as construções em torno do gênero, no que se refere aos processos sociais nos quais homens e mulheres são culturalmente constituídos. Os anúncios publicitários, com destaque para a promoção de cervejas, tendem a favorecer de forma mais intensa a assimetria nas relações por meio do uso inadequado da figura feminina nas campanhas publicitárias. A proposta deste estudo foi analisar o posicionamento da Skol considerando três campanhas e a representação feminina entre elas: Reposter (2017), Viva redondo (2015) e Invenção (2006). Metodologicamente, desenvolveu-se uma pesquisa documental tendo os materiais promocionais das campanhas como corpus, examinadas sob a técnica de análise de conteúdo. Skol, como outras marcas na contemporaneidade, tem acrescentado ao seu posicionamento, teor de campanhas e identidade de marca leituras e reflexões socioculturais, como a representatividade feminina e o avanço de pautas progressistas no tocante ao gênero.


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Biografia do Autor

Thayane Teixeira Ferreira, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIPMoc).

Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propagamda pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIPMoc).

Santos Gustavo Souza, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc

Docente das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIPMoc). Mestre em Geografia pela  Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e pesquisador do Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros - (CEAD/Unimontes).

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Publicado

2019-02-08

Como Citar

Ferreira, T. T., & Souza, S. G. (2019). (Re)posicionar para representar: uma análise comparativa da tragetória da Skol. Cadernos De Comunicação, 22(3). https://doi.org/10.5902/2316882X30302

Edição

Seção

Relatos