(Re)posicionar para representar: uma análise comparativa da tragetória da Skol

Thayane Teixeira Ferreira, Santos Gustavo Souza

Resumo


A publicidade é, historicamente, um meio que ora reproduz e ora representa ideologias, processos e extratos sociais. Nesta senda, se inserem as construções em torno do gênero, no que se refere aos processos sociais nos quais homens e mulheres são culturalmente constituídos. Os anúncios publicitários, com destaque para a promoção de cervejas, tendem a favorecer de forma mais intensa a assimetria nas relações por meio do uso inadequado da figura feminina nas campanhas publicitárias. A proposta deste estudo foi analisar o posicionamento da Skol considerando três campanhas e a representação feminina entre elas: Reposter (2017), Viva redondo (2015) e Invenção (2006). Metodologicamente, desenvolveu-se uma pesquisa documental tendo os materiais promocionais das campanhas como corpus, examinadas sob a técnica de análise de conteúdo. Skol, como outras marcas na contemporaneidade, tem acrescentado ao seu posicionamento, teor de campanhas e identidade de marca leituras e reflexões socioculturais, como a representatividade feminina e o avanço de pautas progressistas no tocante ao gênero.



Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2316882X30302

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Departamento de Ciências da Comunicação

Cadernos de Comunicação

Av. Roraima, 1000 - Camobi  - Santa Maria - RS

Prédio 21, sala 5129 - Laboratório PUBLICA.

E-mail: cadernos@ufsm.br

ISSN Impresso: 1677-9061

ISSN Eletrônico: 2316-882X

Classificação Qualis-CAPES 2013-2016:

B4 - Comunicação e Informação

B2 - Linguística e Literatura

B2 - Educação

B2 - Planejamento Urbano e Regional / Demografia

B4 - Adminitração Pública de Empresas, Ciências Contáveis e Turismo

B4 - Direito

B4 - Sociologia

B4 - Ensino

B4 - Interdisciplinar

B5 - Geografia

Indexados em: Redib; Latindex; DOAJ; Sumários.org; Portcom;

e Diadorim;

DOI: HTTP://dx.doi.org/10.5902/

 

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.