(Re)posicionar para representar: uma análise comparativa da tragetória da Skol

Authors

  • Thayane Teixeira Ferreira Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIPMoc).
  • Santos Gustavo Souza Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X30302

Abstract

A publicidade é, historicamente, um meio que ora reproduz e ora representa ideologias, processos e extratos sociais. Nesta senda, se inserem as construções em torno do gênero, no que se refere aos processos sociais nos quais homens e mulheres são culturalmente constituídos. Os anúncios publicitários, com destaque para a promoção de cervejas, tendem a favorecer de forma mais intensa a assimetria nas relações por meio do uso inadequado da figura feminina nas campanhas publicitárias. A proposta deste estudo foi analisar o posicionamento da Skol considerando três campanhas e a representação feminina entre elas: Reposter (2017), Viva redondo (2015) e Invenção (2006). Metodologicamente, desenvolveu-se uma pesquisa documental tendo os materiais promocionais das campanhas como corpus, examinadas sob a técnica de análise de conteúdo. Skol, como outras marcas na contemporaneidade, tem acrescentado ao seu posicionamento, teor de campanhas e identidade de marca leituras e reflexões socioculturais, como a representatividade feminina e o avanço de pautas progressistas no tocante ao gênero.


Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Thayane Teixeira Ferreira, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIPMoc).

Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propagamda pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIPMoc).

Santos Gustavo Souza, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc

Docente das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIPMoc). Mestre em Geografia pela  Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e pesquisador do Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros - (CEAD/Unimontes).

Published

2019-02-08

How to Cite

Ferreira, T. T., & Souza, S. G. (2019). (Re)posicionar para representar: uma análise comparativa da tragetória da Skol. Cadernos De Comunicação, 22(3). https://doi.org/10.5902/2316882X30302

Issue

Section

Relatos