Anatomia da madeira e descrição morfológica de Scutia buxifolia Reissek (Rhamnaceae)

Autores/as

  • Sidinei Rodrigues dos Santos
  • José Newton Cardoso Marchiori Universidade Federal de Santa Maria
  • Thais Scotti do Canto-Dorow

DOI:

https://doi.org/10.5902/2358198014059

Palabras clave:

Scutia buxifolia, anatomia da madeira, Rhamnaceae, coronilha

Resumen

O presente trabalho trata da anatomia da madeira e descrição morfológica de Scutia buxifolia Reissek (Rhamnaceae), com base em material proveniente do Rio Grande do Sul. A estrutura anatômica concorda, em linhas gerais, com o referido na literatura para a família Rhamnaceae e gênero Scutia: poros solitários e em múltiplos radiais, de contorno oval e com abundante conteúdo no cerne; pontoações intervasculares muito pequenas; parênquima paratraqueal associado a apotraqueal marginal; raios heterogêneos tipo II, com cristais abundantes; e fibras libriformes muito curtas e de paredes espessas. A madeira reúne características anatômicas xeromórficas e evoluídas. A composição microscópica do lenho justifica a excelente qualidade atribuída à madeira (homogênea, dura, pesada e resistente à deterioração).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Newton Cardoso Marchiori, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Titular do Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Santa Maria. Formado em Engenharia Florestal pela UFSM. Mestre e Doutor em Engenharia Florestal pela UFPR. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D.

Publicado

2014-05-25

Cómo citar

Santos, S. R. dos, Marchiori, J. N. C., & Canto-Dorow, T. S. do. (2014). Anatomia da madeira e descrição morfológica de Scutia buxifolia Reissek (Rhamnaceae). Balduinia, (14), p. 19–28. https://doi.org/10.5902/2358198014059

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>