Análise de agrupamento de 16 gêneros e 71 espécies de Myrteae, com base em dados da Anatomia da Madeira

Autores

  • Sidinei Rodrigues dos Santos
  • Anelise Marta Siegloch
  • José Newton Cardoso Marchiori Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2358198017231

Palavras-chave:

Anatomia da madeira, Análise de agrupamento, Myrteae, Taxonomia

Resumo

A Tribo Myrteae (antiga subfamília Myrtoideae) é uma das mais importantes e complexas de Myrtaceae, fato que pode ser comprovado pelo grande número de alterações na classificação interna, ocorrida ao longo do tempo. No presente estudo é realizada uma análise de agrupamento com base em dados anatômicos da madeira, visando ao reconhecimento de padrões úteis ao esclarecimento da correta circunscrição dos gêneros e grupos superiores da referida Tribo. O trabalho incluiu informações anatômicas de 16 gêneros e 71espécies brasileiras de Myrteae, colhidas da literatura. Todas as espécies estudadas agruparam-se a menos de 0,5 de dissimilaridade, indicando uma grande homogeneidade estrutural. Observou-se uma distribuição difusa das espécies e gêneros no dendrograma, não compatível com qualquer classificação existente. A falta de delimitação para os gêneros e grupos superiores, com exceção de Myrceugenia, limita a opinião da Anatomia da Madeira em discussões taxonômicas em  Myrteae.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Newton Cardoso Marchiori, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Titular do Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Santa Maria. Formado em Engenharia Florestal pela UFSM. Mestre e Doutor em Engenharia Florestal pela UFPR. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D.

Downloads

Publicado

2015-03-10

Como Citar

Santos, S. R. dos, Siegloch, A. M., & Marchiori, J. N. C. (2015). Análise de agrupamento de 16 gêneros e 71 espécies de Myrteae, com base em dados da Anatomia da Madeira. Balduinia, (47), 24–33. https://doi.org/10.5902/2358198017231

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>