Estudo anatômico do lenho de duas espécies de Senegalia Raf. (Fabaceae) com variabilidade de hábito

Autores/as

  • Sidinei Rodrigues dos Santos
  • José Newton Cardoso Marchiori Universidade Federal de Santa Maria
  • Anelise Marta Siegloch

DOI:

https://doi.org/10.5902/2358198013996

Palabras clave:

Acacia Mill., anatomia ecológica, hábito, liana, Senegalia Raf.

Resumen

O presente trabalho compara a anatomia da madeira de duas espécies do gênero Senegalia Raf. com variabilidade de hábito, nativas no Rio Grande do Sul. Os dados quantitativos que serviram de base para o estudo procedem do trabalho de Marchiori (1990). Foram observadas várias diferenças na estrutura anatômica de ambas as espécies e formas de crescimento, confirmando a correlação entre anatomia e hábito, postulada por muitos autores. Entre os principais caracteres diferenciais citam-se: freqüência, diâmetro e volume de poros; largura linear de raios multisseriados; percentual das diferentes classes de raios; comprimento, espessura de parede e percentagem de fibras.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Newton Cardoso Marchiori, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Titular do Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Santa Maria. Formado em Engenharia Florestal pela UFSM. Mestre e Doutor em Engenharia Florestal pela UFPR. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D.

Publicado

2014-05-23

Cómo citar

Santos, S. R. dos, Marchiori, J. N. C., & Siegloch, A. M. (2014). Estudo anatômico do lenho de duas espécies de Senegalia Raf. (Fabaceae) com variabilidade de hábito. Balduinia, (42), p. 17–26. https://doi.org/10.5902/2358198013996

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>