Anatomia da Madeira de Calycophyllum spruceanum (Benth.) K. Schum. E Calycophyllum spruceanum F. Brasiliensis K. Schum.
DOI:
https://doi.org/10.5902/2358198020325Palavras-chave:
Anatomia da madeira, Calycophyllum spruceanum, Calycophyllum spruceanum f. brasiliensis, Ixoroideae, RubiaceaeResumo
As madeiras de Calycophyllum spruceanum e C. spruceanum f. brasilisensis são anatomicamente descritas e ilustradas com fotomicrografias. Ambas compartilham os seguintes caracteres: anéis de crescimento distintos; poros numerosos, em arranjo radial e de paredes espessas; porosidade difusa; placas de perfuração simples; pontoações intervasculares pequenas, ornamentadas; parênquima axial ausente; raios heterocelulares; e fibras libriformes septadas, de comprimento médio, com paredes delgadas a espessas. A estrutura anatômica da madeira inclina-se favoravelmente à proposição de K. Schumann e Mueller Argoviensis, que consideraram a forma brasiliensis como táxon infraespecífico de Calycophyllum spruceanum.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, não comercial e compartilha igual.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).