Anatomia da madeira e descrição morfológica de Scutia buxifolia Reissek (Rhamnaceae)

Autores

  • Sidinei Rodrigues dos Santos
  • José Newton Cardoso Marchiori Universidade Federal de Santa Maria
  • Thais Scotti do Canto-Dorow

DOI:

https://doi.org/10.5902/2358198014059

Palavras-chave:

Scutia buxifolia, anatomia da madeira, Rhamnaceae, coronilha

Resumo

O presente trabalho trata da anatomia da madeira e descrição morfológica de Scutia buxifolia Reissek (Rhamnaceae), com base em material proveniente do Rio Grande do Sul. A estrutura anatômica concorda, em linhas gerais, com o referido na literatura para a família Rhamnaceae e gênero Scutia: poros solitários e em múltiplos radiais, de contorno oval e com abundante conteúdo no cerne; pontoações intervasculares muito pequenas; parênquima paratraqueal associado a apotraqueal marginal; raios heterogêneos tipo II, com cristais abundantes; e fibras libriformes muito curtas e de paredes espessas. A madeira reúne características anatômicas xeromórficas e evoluídas. A composição microscópica do lenho justifica a excelente qualidade atribuída à madeira (homogênea, dura, pesada e resistente à deterioração).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Newton Cardoso Marchiori, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Titular do Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Santa Maria. Formado em Engenharia Florestal pela UFSM. Mestre e Doutor em Engenharia Florestal pela UFPR. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D.

Downloads

Publicado

2014-05-25

Como Citar

Santos, S. R. dos, Marchiori, J. N. C., & Canto-Dorow, T. S. do. (2014). Anatomia da madeira e descrição morfológica de Scutia buxifolia Reissek (Rhamnaceae). Balduinia, (14), p. 19–28. https://doi.org/10.5902/2358198014059

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>