Algoritmos e desinformação: automação da checagem na América Latina
AUTOMATION OF CHECKS IN LATIN AMERICA
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497772211Palavras-chave:
Automação, Jornalismo, Fact-checkingResumo
A circulação das fake news nas plataformas digitais ganha cada vez mais notoriedade pela influência dos bots. Nesse cenário, projetos de fact-checking como a Lupa, Aos Fatos e a Chequeado, atuam com automação da verificação para combater com maior agilidade e em tempo hábil, o mercado das informações falsas. Para tanto, a pesquisa aplica uma metodologia com abordagens tanto teóricas quanto empíricas a partir de um estudo de casos múltiplos, onde analisa os produtos automatizados das agências, citando também os laboratórios de tecnologia criados pela Lupa, Aos Fatos e Chequeado, para inovação de seus serviços. Portanto, o presente artigo aborda o processo de automação da verificação jornalística, implementada pelas agências de fact-checking na América Latina.
Downloads
Referências
ANDRADE, Samaria. Jornalismo em mutação: estudo sobre a produção de conteúdo na fase do capitalismo avançado. Teresina: EDUFPI, 2015.
AOS FATOS. Conheça o Aos Fatos Lab. Disponível em: https://www.aosfatos.org/aos-fatos-lab/. Acesso em: 14 de maio 2022.
AOS FATOS. Fátima no WhatsApp. Disponível em: https://www.aosfatos.org/fatima/. Acesso em: 17 de maio 2022.
BELDA, Francisco R. Dos Fake Data às Big News. In: TOURAL, Carlos; CORONEL, Gabriela; FERRARI, Pollyana (Org). Big Data e Fake News na sociedade do (des)conhecimento. 1. Ed. Aveiro: Ria Editorial, 2019, p.19-25. http://www.riaeditorial.com/index.php/big-data-e-fake-news-na-sociedade-do-desconhecimento/. Acesso em: 20 de jun. 2019.
CÔRREA, Elizabeth S.; GIACOMASSI, Fernanda. Inovações no Jornalismo para além das Tecnologias Digitais. Líbero, ano XXI, n. 41, jan./jun./2018, p. 57-73. Disponível em: https://seer.casperlibero.edu.br/index.php/libero/article/view/920/971. Acesso em: 19 abr. 2022.
FAUSTO NETO, Antônio. Fragmentos de uma «analítica» da midiatização. MATRIZes, v. 1, n. 2, p.89-105. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38194/40938. Acesso em: 15 de abr. 2022.
FERNANDEZ, Pablo M. Inteligencia artificial para chequear más rápido y mejor. Disponível em: https://chequeado.com/inteligencia-artificial-para-chequear-mas-rapido-y-mejor/. Acesso em: 14 abr. 2022.
FLORES, Ana M. Jornalismo de Inovação: um conceito múltiplo. Em [...] SBPJor - 14º encontro nacional de pesquisadores em jornalismo, Palhoça, nov. 2016, p. 1-17. Disponível em: https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/4229607/mod_folder/intro/Inovacao_208-1090-1-PB.pdf?time=1618347882206. Acesso em: 15 jul. 2022.
FRANCISCATO, Carlos; GONÇALVES, Ana L. A inovação aberta no desenvolvimento das agências de fact-checking durante a pandemia. Comunicação e Inovação, v. 22, n. 50, set./dez./2021, p.63-79. Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/8074. Acesso em: 25 maio 2022.
GILLESPIE, Tarleton. A relevância dos algoritmos. Parágrafo, v. 6, n.1, p.95-121, jan./abr.2018. Disponível em: http://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/722/563. Acesso em: 27 jun. 2022.
LUPA. Conheça o Lupe!, o assistente virtual da Agência Lupa no Facebook. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/tag/projeto-lupe/#:~:text=Conhe%C3%A7a%20o%20Lupe!%2C%20o%20assistente%20virtual%20da%20Ag%C3%AAncia%20Lupa%20no%20Facebook. Acesso em: 12 maio 2019.
LUPA. Você viu desinformação? Busque na Lupa! Conheça a nova ferramenta de pesquisa do lupa.news. Disponível em: https://lupa.uol.com.br/institucional/2022/06/07/busque-na-lupa?fbclid=IwAR0SotEzc3Mu45SaT-JCeBAs0wFTI425qm29piweBZflzoj5y1p-Kh8YFfw. Acesso em: 9 jul. 2022.
MARTINS, Helena. Comunicações em tempos de crise: economia e política. 1 ed. São Paulo: Expressão Popular, Fundação Rosa Luxemburgo, 2020.
MAURÍCIO, Patrícia. A desintegração do modelo de negócios do jornalismo e tentativas para financiar reportagens de qualidade na internet. ALCEU, v. 17, n. 35, ed. 35, jul./dez.2017. Disponível em: http://revistaalceu.com.puc-rio.br/index.php/alceu/article/view/119. Acesso em: 12 jul. 2022.
NETLAB. Acompanhamento da desinformação durante as eleições 2022.Disponível em: http://www.netlab.eco.ufrj.br/blog/acompanhamento-multiplataforma-da-desinformacao-durante-as-eleicoes-2022. Acesso em: 6 nov. 2022.
NUNES, Ana C. O que é Inovação em mídia e jornalismo? Uma análise de media labs e seus projetos. Orientador: Eduardo Campos Pellanda. 2020. 333 f. Tese (Doutorado) em Comunicação Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020. Disponível em: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9145. Acesso em: 17 jul. 2022.
SALAVERRÍA, Ramón. “Los labs como fórmula de innovación en los medios”. El Profesional de la Información, v. 24, n. 4, p. 397-404. Disponível em: https://revista.profesionaldelainformacion.com/index.php/EPI/article/view/epi.2015.jul.06. Acesso em: 29 jun. 2022.
SANTI, Matías Di. Chequeado lanza un buscador para que vos mismo verifiques desinformaciones. Disponível em: https://chequeado.com/chequeado-lanza-un-buscador-para-que-vos-mismo-verifiques-desinformaciones/. Acesso em: 20 jun. 2022.
SEIBT, Taís. Jornalismo de verificação como tipo ideal: A prática de fact-checking no Brasil. 2019. Orientadora: Virginia Pradelina da Silveira Fonseca. 2019. 265 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/193359. Acesso em: 29 nov. 2019.
SRNICEK, Nick. Platform capitalism. Cambridge: Polity Press, 2017.
STENCEL, Mark; RYAN, Erica; LUTHER, Joel. Fact-checkers extend their global reach with 391 outlets, but growth has slowed. Disponível em: https://reporterslab.org/fact-checkers-extend-their-global-reach-with-391-outlets-but-growth-has-slowed/. Acesso em: 18 jun. 2022.
VALENTE, Jonas. Apresentação do Dossiê Temático "Algoritmos, economia e poder". Revista Eptic, v. 22, n. 2, maio/ago./, 2020, p. 56-63. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/eptic/article/download/13725/10518/. Acesso em: 17 jun. 2022.
VENTURA, Magda M. O estudo de caso como modalidade de pesquisa. Revista SOCERJ, v. 20, set./out., 2007, p. 383-386. Disponível em: http://sociedades.cardiol.br/socerj/revista/2007_05/a2007_v20_n05_art10.pdf. Acesso em: 12 maio 2022.
YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2a ed. Porto Alegre: Bookman, 20
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.