Algoritmos e desinformação: automação da checagem na América Latina

AUTOMATION OF CHECKS IN LATIN AMERICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497772211

Palavras-chave:

Automação, Jornalismo, Fact-checking

Resumo

A circulação das fake news nas plataformas digitais ganha cada vez mais notoriedade pela influência dos bots. Nesse cenário, projetos de fact-checking como a Lupa, Aos Fatos e a Chequeado, atuam com automação da verificação para combater com maior agilidade e em tempo hábil, o mercado das informações falsas. Para tanto, a pesquisa aplica uma metodologia com abordagens tanto teóricas quanto empíricas a partir de um estudo de casos múltiplos, onde analisa os produtos automatizados das agências, citando também os laboratórios de tecnologia criados pela Lupa, Aos Fatos e Chequeado, para inovação de seus serviços. Portanto, o presente artigo aborda o processo de automação da verificação jornalística, implementada pelas agências de fact-checking na América Latina.

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Biografia do Autor

Marta Alencar, Unisinos

Doutoranda em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Gestão de Marketing Digital pelo Centro Universitário Uninovafapi (2014). É graduada em Comunicação Social pela Faculdade de Ciências da Saúde, Exatas e Jurídicas de Teresina (2012). Fundadora da COAR (Startup Jornalística e Educacional de Debunking e Fact-checking no Nordeste), do Podcast E-COAR e do Projeto Educacional de Cursos Livres, COAR EDUCA. É membra do Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento (LIC) da Unisinos. Em 2021, participou da Primeira Residência do Projeto Comprova, sendo a única representante do Piauí. E também foi a única vencedora do Piauí entre 80 projetos selecionados no Brasil para o programa “Acelerando a Transformação Digital”, iniciativa da Abraji, do Meta Journalism Project e do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) em 2022. Atualmente é associada da ABRAJI e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR). Finalista na categoria Troféu Rastilho do Livre.Jor em outubro de 2022, pelo projeto que desenvolve no Nordeste, chamado COAR.

Maria Clara Aquino, Unisinos

Doutora e mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com Pós-Doutorado em Ciências da Comunicação pela Unisinos. Atualmente é pesquisadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Coordenadora do grupo de pesquisa Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento (LIC). Pesquisadora do CNPq nível 2. É docente e pesquisadora no PPG de Ciências da Comunicação e docente na graduação nos cursos de Comunicação Digital, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atua como parecerista de periódicos nacionais e internacionais. Além dos projetos de pesquisa que coordena na Unisinos, tem envolvimento com outros projetos nacionais e internacionais. Tem como interesses de pesquisa os temas que abrangem tópicos sobre cultura digital; convergência; ativismo em rede; mercado de comunicação; inovação e questões de violência e gênero que atravessam as temáticas de pesquisa abordadas nos projetos. 

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Publicado

24-01-2023

Como Citar

Alencar, M., & Aquino, M. C. . (2023). Algoritmos e desinformação: automação da checagem na América Latina: AUTOMATION OF CHECKS IN LATIN AMERICA. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 21(47). https://doi.org/10.5902/2175497772211

Edição

Seção

Dossiê - Comunicação e Ciência: narrativas, desinformação, checagem