Memória e afeto: uma trajetória sobre a representação do amor na velhice em Olhos de Ressaca

Autores

  • Clarissa Raquel Motter Dala Senta Universidade Federal de Goiás
  • Maria Luiza Martins de Mendonça Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549777099

Palavras-chave:

Cinema, Envelhecimento, Relações amorosas

Resumo

Este trabalho faz parte de uma pesquisa mais extensa sobre a representação da velhice e do envelhecimento no cinema brasileiro contemporâneo e tem como objetivo contribuir para uma melhor compreensão das relações entre comunicação audiovisual e (re) produção de discursos afetivos, focando-se em produções da cinematografia nacional. Parte-se do princípio que as sociedades contemporâneas têm aberto espaços para a expressão de novas polaridades identitárias na representação das relações amorosas na velhice, nas quais a memória e os afetos despontam como potências libertadoras e transgressoras, sobretudo para o feminino. No intuito de realizar uma reflexão pontual, desenvolve-se a Análise Fílmica do curta-metragem Olhos de Ressaca, demonstrando que outras formas de manifestação simbólica das afetividades apontam para uma ressignificação do ideário do amor romântico entre os corpos envelhecidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarissa Raquel Motter Dala Senta, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás - Linha de Pesquisa: Mídia e Cultura. Especialização em Planejamento e Gestão de Eventos pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2009). Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás (2006). Área de atuação: comunicação audiovisual, comunicação e cultura, representação midiática, análise de produção de discursos, análise da imagem.

Maria Luiza Martins de Mendonça, Universidade Federal de Goiás

possui graduação em Relações Públicas pela Universidade de Brasília (1977), mestrado em Comunicação pela Universidade de Brasília (1981) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1999). Pós-doutorado em comunicação audiovisual na Universidad Autónoma de Barcelona (2007). Fez intercâmbio como pesquisadora na Universidade do Quebec em Montreal (UQAM), com bolsa da Embaixada do Canadá. Atualmente é professora associada da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Goiás. Professora do curso de mestrado em comunicação da UFG. Possui experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação e cultura, produção de subjetividade, cultura e turismo, terceiro setor, dinamização e mobilização sociocultural e cidadania. Dirige o grupo de pesquisa Comunicação e processos culturais (CNPq).

Downloads

Publicado

30-07-2013

Como Citar

Motter Dala Senta, C. R., & Martins de Mendonça, M. L. (2013). Memória e afeto: uma trajetória sobre a representação do amor na velhice em Olhos de Ressaca. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 12(23). https://doi.org/10.5902/217549777099

Edição

Seção

Artigos Livres