"A voz e o gesto performático juvenis - poesia e cosplay em São Paulo"
DOI:
https://doi.org/10.5902/217549777059Palavras-chave:
Poesia Marginal, Cosplay, Performance, Realidade urbanaResumo
Este trabalho se propõe a abordar a produção juvenil em São Paulo com base em duas práticas: as declamações performáticas vividos nos saraus poéticos nas periferias da cidade, e a prática do cosplay, analisados com base no conceito de performance, segundo os estudos de Paul Zumthor.
Temos, então, uma abordagem das manifestações culturais presenciais, a poesia acompanhada do gesto performático do artista, em interação com o público presente; bem como o cosplay, este ato de fãs se vestirem como seus personagens preferidos em eventos, mapeados na cidade de São Paulo, observados a partir do gesto e da voz, no próprio ato de construírem suas roupas e encenarem seus personagens.
Por fim, abordaremos as relações performáticas na expansão da voz, na escritura das poesias nos diversos registros editoriais e digitais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.