Apropriação da cultura Geek pela divulgação científica – o Canal Nerdologia
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497744326Palavras-chave:
Divulgação Científica, Apropriação da Cultura Geek, NerdologiaResumo
Em vistas de estimular um maior alcance da divulgação científica para o público não especialista jovem, algumas ações tem sido notadas nos meios online. Exemplo delas é o Canal do YouTube Nerdologia, que aborda questões cientificas, discutidas por especialistas, com elementos de linguagem e narrativa da cultura pop, em particular, da cultura geek. Tal estratégia de comunicação se baseia, em grande parte, em diferentes formas de apropriação da imagem. O texto tem como principal objetivo discutir as diferentes formas de apropriações da cultura geek pelo Canal Nerdologia.Downloads
Referências
ARCURI, M. C. M. Quadrinhos e febre geek. Relato de uma ida à Comic Con Experience. Revista Escrita, Rio de Janeiro, n. 22, p.1-16, 2017. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28871@1. Acesso em 09 out. 2021.
BAZZO, W. A. Ciência, tecnologia e sociedade: e o contexto da educação tecnológica. Florianópolis: UFSC, 1998.
BUENO, W. C. Jornalismo científico: revisitando o conceito. In: VICTOR, Cilene; CALDAS, Graça; BORTOLIERO, Simone (Org.). Jornalismo científico e desenvolvimento sustentável. São Paulo: All Print, 2009. p.157-178.
BURGESS, J.; GREEN, J. YouTube e a Revolução Digital – como o maior fenômeno da cultura participativa transformou a mídia e a sociedade. São Paulo: Aleph, 2009.
CGI.BR. TIC Kids Online Brasil. Disponível em: https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20201123093344/tic_kids_online_2019_livro_eletronico.pdf. Acesso em 03 setembro 2022.
COSTA, V. S. Faz todo sentido biológico? Mulheres, (homens) e ciências nas textualidades do canal Nerdologia. Tese de Doutorado, UFMG. Belo Horizonte, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/30221. Acesso em 15 maio 2020.
ESTEVES, R. F; CARDOSO, J. B. F. Formas de Apropriação da Arte pela Publicidade. Revista Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, ano 10, v. 10, n. 28, p. 137-168, 2013. Disponível em: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/339. Acesso em 09 out. 2021.
LANE. K. E. Age of the Geek: Depictions of Nerds and Geeks in Popular Media. 2018. Ed. Palgrave Macmillan. Alva, OK, USA, 2018.
NERDOLOGIA (2014a). Buraco Negro | Nerdologia. 18 set. 2014 (6:56 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ThG5RHBR7dA. Acesso em: 18 out. 2021.
NERDOLOGIA (2014b). Especial de Aniversário | Nerdologia. 09 out. 2014 (8:32 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JNiUy0xzi1A&t=212s. Acesso em: 18 out. 2021.
NERDOLOGIA (2020). Sobre. Disponível em: https://www.youtube.com/user/nerdologia/about. Acesso em: 18 out. 2021.
PORTO, C. M; MORAES, D. A. Divulgação científica independente na internet como fomentadora de uma cultura científica no Brasil: estudo inicial de alguns blogs que tratam de ciência. In: PORTO, C. (Org.). Difusão e cultura científica: alguns recortes. Salvador: Edufba, 2009. Disponível em: http://www.cult.ufba.br/enecult2009/19095.pdf. Acesso em: 18 out. 2021.
REALE, M; MARTYNIUK, V. Divulgação Científica no Youtube: a construção de sentido de pesquisadores nerds comunicando ciência. XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – São Paulo - SP. Anais. 2016. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-0897-1.pdf. Acesso em: 18 out. 2021.
RECUERO, R. Engajamento x Audiência no Facebook: uma breve discussão. Pelotas: 2013. Disponível em: http://www.raquelrecuero.com/arquivos/2013/03/engajamento-x-audiencia-no-facebook.html. Acesso em 18 out. 2021.
SANTAELLA, L. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2005.
WOO, B. Getting a Life: The Social Worlds of Geek Culture. McGill-Queen's University Press; ed. 1. Montreal and Kingston, 2018.
VALENTIN, A. P. S; ORRICO, E. G. D; PIRES, E. Memória e Discurso de Divulgação Científica em Mídias Contemporâneas – Um olhar sobre a Cultura da Convergência. P2P & Inovação, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 88-111, 2021. Disponível em: http://revista.ibict.br/p2p/article/view/5638/5194. Acesso em 18 out. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.