Apropriação da cultura Geek pela divulgação científica – o Canal Nerdologia

Autores

  • João Batista Freitas Cardoso Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Evandro Gabriel Merli Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497744326

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Apropriação da Cultura Geek, Nerdologia

Resumo

Em vistas de estimular um maior alcance da divulgação científica para o público não especialista jovem, algumas ações tem sido notadas nos meios online. Exemplo delas é o Canal do YouTube Nerdologia, que aborda questões cientificas, discutidas por especialistas, com elementos de linguagem e narrativa da cultura pop, em particular, da cultura geek. Tal estratégia de comunicação se baseia, em grande parte, em diferentes formas de apropriação da imagem. O texto tem como principal objetivo discutir as diferentes formas de apropriações da cultura geek pelo Canal Nerdologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Batista Freitas Cardoso, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutor e Mestre pela PUC-SP com Pós-Doutorado pela USP/SP. Professor no programa de mestrado do PPGCom USCS e nos cursos de comunicacação das universidades Mackenzie e Santa Cecília. Coordenador do GTs Práticas Interacionais e Linguagens na Comunicação (COMPÓS) e Discurso y Comunicación (ALAIC). Líder do Grupo de Pesquisa O Signo Visual nas Mídias (CNPq). Autor dos livros A Semiótica do Cenário Televisivo (FAPESP/AnnaBlume) e Cenário Televisivo - linguagens múltiplas fragmentadas (FAPESP/AnnaBlume) e co-organizador do livro Mutações na Cultura Midiática (Paulinas).

Evandro Gabriel Merli, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestre pelo Mestrado Profissional em Inovação da Comunicação de Interesse Público da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Referências

ARCURI, M. C. M. Quadrinhos e febre geek. Relato de uma ida à Comic Con Experience. Revista Escrita, Rio de Janeiro, n. 22, p.1-16, 2017. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28871@1. Acesso em 09 out. 2021.

BAZZO, W. A. Ciência, tecnologia e sociedade: e o contexto da educação tecnológica. Florianópolis: UFSC, 1998.

BUENO, W. C. Jornalismo científico: revisitando o conceito. In: VICTOR, Cilene; CALDAS, Graça; BORTOLIERO, Simone (Org.). Jornalismo científico e desenvolvimento sustentável. São Paulo: All Print, 2009. p.157-178.

BURGESS, J.; GREEN, J. YouTube e a Revolução Digital – como o maior fenômeno da cultura participativa transformou a mídia e a sociedade. São Paulo: Aleph, 2009.

CGI.BR. TIC Kids Online Brasil. Disponível em: https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20201123093344/tic_kids_online_2019_livro_eletronico.pdf. Acesso em 03 setembro 2022.

COSTA, V. S. Faz todo sentido biológico? Mulheres, (homens) e ciências nas textualidades do canal Nerdologia. Tese de Doutorado, UFMG. Belo Horizonte, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/30221. Acesso em 15 maio 2020.

ESTEVES, R. F; CARDOSO, J. B. F. Formas de Apropriação da Arte pela Publicidade. Revista Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, ano 10, v. 10, n. 28, p. 137-168, 2013. Disponível em: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/339. Acesso em 09 out. 2021.

LANE. K. E. Age of the Geek: Depictions of Nerds and Geeks in Popular Media. 2018. Ed. Palgrave Macmillan. Alva, OK, USA, 2018.

NERDOLOGIA (2014a). Buraco Negro | Nerdologia. 18 set. 2014 (6:56 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ThG5RHBR7dA. Acesso em: 18 out. 2021.

NERDOLOGIA (2014b). Especial de Aniversário | Nerdologia. 09 out. 2014 (8:32 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JNiUy0xzi1A&t=212s. Acesso em: 18 out. 2021.

NERDOLOGIA (2020). Sobre. Disponível em: https://www.youtube.com/user/nerdologia/about. Acesso em: 18 out. 2021.

PORTO, C. M; MORAES, D. A. Divulgação científica independente na internet como fomentadora de uma cultura científica no Brasil: estudo inicial de alguns blogs que tratam de ciência. In: PORTO, C. (Org.). Difusão e cultura científica: alguns recortes. Salvador: Edufba, 2009. Disponível em: http://www.cult.ufba.br/enecult2009/19095.pdf. Acesso em: 18 out. 2021.

REALE, M; MARTYNIUK, V. Divulgação Científica no Youtube: a construção de sentido de pesquisadores nerds comunicando ciência. XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – São Paulo - SP. Anais. 2016. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-0897-1.pdf. Acesso em: 18 out. 2021.

RECUERO, R. Engajamento x Audiência no Facebook: uma breve discussão. Pelotas: 2013. Disponível em: http://www.raquelrecuero.com/arquivos/2013/03/engajamento-x-audiencia-no-facebook.html. Acesso em 18 out. 2021.

SANTAELLA, L. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2005.

WOO, B. Getting a Life: The Social Worlds of Geek Culture. McGill-Queen's University Press; ed. 1. Montreal and Kingston, 2018.

VALENTIN, A. P. S; ORRICO, E. G. D; PIRES, E. Memória e Discurso de Divulgação Científica em Mídias Contemporâneas – Um olhar sobre a Cultura da Convergência. P2P & Inovação, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 88-111, 2021. Disponível em: http://revista.ibict.br/p2p/article/view/5638/5194. Acesso em 18 out. 2021.

Downloads

Publicado

26-09-2022

Como Citar

Cardoso, J. B. F., & Merli, E. G. (2022). Apropriação da cultura Geek pela divulgação científica – o Canal Nerdologia. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 21(46). https://doi.org/10.5902/2175497744326

Edição

Seção

Artigos Livres