A comunidade do comunitário: sua apropriação na sociedade midiatizada

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DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497790443

Parole chiave:

Comunicação midiática, Comunidade, Comunitário

Abstract

Trata-se de um estudo bibliográfico, que teve como objetivo analisar de que maneira o conceito de comunitário remete ao sentido de comunidade, partindo da hipótese da utilização inapropriada desse termo com o propósito de designar uma grande variedade de veículos de comunicação midiática; emissoras de rádio, canais de televisão e jornais impressos, assim chamados comunitários ou "da comunidade". Em um contexto no qual se verifica uma valorização do ideal comunitário na sociedade midiatizada, o que este trabalho pretende é estabelecer alguns critérios que auxiliem na definição do que é realmente uma mídia comunitária e de que maneira esta corresponde aos interesses e anseios da comunidade à qual se refere.

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Biografia autore

Ramiro E. Guimarães, Universidade Federal de Santa Maria

Especialista em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria e graduado em Comunicação Social Jornalismo pela mesma universidade.

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Pubblicato

2024-12-21

Come citare

Guimarães, R. E. (2024). A comunidade do comunitário: sua apropriação na sociedade midiatizada. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 6(2). https://doi.org/10.5902/2175497790443

Fascicolo

Sezione

Artigos Livres