Cozinhar nos comerciais de tv: representações do impacto da industrialização e da informatização no trabalho culinário doméstico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497725958

Palavras-chave:

comunicação. industrialização. trabalho culinário.

Resumo

O objetivo desse trabalho é caracterizar algumas das transformações sofridas pelo trabalho a partir da industrialização do sistema produtivo, e discutir seu impacto no fazer culinário doméstico. A reflexão se desenvolve a partir da intersecção entre a comunicação e o consumo desse fazer culinário doméstico, ilustrada na narrativa de três vídeos publicitários que refletem a cena desse contexto sociocultural: tempero Knorr Meu Feijão, sopa instantânea Vono e panela de pressão elétrica Viva Digital Philips Walita. Contribuem para a discussão autores que estudam o papel representativo do discurso publicitário e do consumo na sociedade, como Dominique Maingueneau, Everardo Rocha, Néstor García Canclini e Michel de Certeau, e que olham para a industrialização moderna e seu impacto no trabalho, como Karl Marx, Harry Braverman, Richard Sennet e Claude Fischler.

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Biografia do Autor

Joana Angélica Pellerano, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, SP

Joana Pellerano é doutoranda em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM-SP, mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2014) e em Comunicação e Gastronomia pela Universitat de Vic - UVic (2007), e bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2004). É professora e pesquisadora da área de alimentação, além de uma das autoras do site Comida na Cabeça (www.comidanacabeca.com).

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Publicado

12-09-2018

Como Citar

Pellerano, J. A. (2018). Cozinhar nos comerciais de tv: representações do impacto da industrialização e da informatização no trabalho culinário doméstico. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 17(34). https://doi.org/10.5902/2175497725958

Edição

Seção

Artigos Livres