Um crime aos olhos do homem, um pecado aos olhos de Deus: as designações do aborto em revistas católicas

Autores

  • Aline Roes Dalmolin Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497710845

Palavras-chave:

revistas, discurso, mídia e religião.

Resumo

O artigo relata resultados de pesquisa que aborda o discurso sobre aborto nas revistas católicas Rainha e Família Cristã nos anos 1980. O recorte temporal se justifica pelo fato de que, naquele momento, inaugura-se no Brasil o chamado “macroacontecimento aborto”. Lança-se mão dos pressupostos teórico-metodológicos da análise de discurso de linha francesa, observando as designações do aborto na tentativa de ultrapassar o efeito de literalidade que adviria de uma suposta homogeneidade do discurso das revistas. Nas sequências discursivas analisadas, foram identificados dois conjuntos principais de designações: os que condenam o ato como “um crime aos olhos do homem” e os que o consideram “um pecado aos olhos de Deus”. Conclui-se que as revistas católicas analisadas, apesar de designarem a prática do aborto como crime e pecado, de um modo geral, aconselham uma atitude de compreensão para com as mulheres que o praticam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Roes Dalmolin, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Unisinos e bolsista de estágio pós-doutoral PNPD-Capes do PPG em Comunicação Midiática da UFSM. E-mail: dalmoline@gmail.com.

Downloads

Publicado

23-12-2013

Como Citar

Dalmolin, A. R. (2013). Um crime aos olhos do homem, um pecado aos olhos de Deus: as designações do aborto em revistas católicas. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 12(24). https://doi.org/10.5902/2175497710845

Edição

Seção

Artigos Livres