O sertanejo midiatizado. Gêneros e mediações na conexão popular/massivo
DOI :
https://doi.org/10.5902/2175497790412Mots-clés :
Mediações, Popular/massivo, Hibridismo culturalRésumé
Este artigo parte do entendimento de que a cultura de massa está permeada por diferentes aspectos da cultura popular. Compreender de que forma se dão as conexões popular/massivo na produção e recepção da música sertaneja é o nosso principal objetivo. Para situar o objeto de investigação no âmbito midiático, utilizamo-nos do meio radiofônico, o mais eficiente em dar conta de uma audiência identificada com o paradigma da tradição oral na sua experiência cultural cotidiana.
Téléchargements
Références
BARROS, Laan Mendes. O consumo da canção de consumo. São Paulo: Dissertação de Mestrado/USP, 1995.
BORELLI, Silvia Helena Simões. Gêneros Ficcionais: materialidade, cotidiano, imaginário. In: SOUZA, Mauro Wilton (org.). Sujeito, o lado oculto do receptor. São Paulo: Brasiliense, 2002.
CITTELI, Adilson. Romantismo. São Paulo: Ática, 1993.
GARCÍA-CANCLINI, Néstor. Cultura e Comunicación: entre lo Global e lo Local. Buenos Aires: Universidad de la Plata, 1997.
__________ Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 1998.
__________ La modernidad después de la posmodernidad. In: BELLUZZO. Ana. M. (org.), Modernidade: vanguardas artísticas na América Latina. São Paulo: Unesp, 1990.
__________ Ni Folclórico, ni massivo: Que es lo Popular?. Lima: Revista Dialogos de la Comunicación, 1997. GIDDENS, Anthony. As Consequências da Modernidade. São Paulo: Edusp, 1991.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Procesos de Comunicación y Matrices de Cultura: itinerário para salir de la razón dualista. México: G. Gilli, 1998.
__________ Dos Meios às Mediações - Comunicação, Cultura e Hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001.
__________ América Latina e os anos recentes: o estudo da recepção em comunicação social. In: SOUSA, Mauro Wilton (org.) Sujeito, o lado oculto do receptor. São Paulo: Brasiliense, 2002.
__________ Comunicación y cultura: unas relaciones complejas. Madrid: Revista Telos, 1989.
MORIN, Edgar. Cultura de Massas no Século XX - Espírito do Tempo: Neurose. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.
NEPOMUCENO, Rosa. Música Caipira: da roça ao rodeio. São Paulo: Editora 34, 1999.
OROZCO, Guillermo Gómez. Recepción televisiva y mediaciones: la construcción de estrategias por la audiencia.: In: Cuadernos de Comunicación y prácticas sociales. Guadalajara, 1994.
ORTIZ, Renato. Mundialização e Cultura. São Paulo: Brasiliense, 1996.
SANTOS, Milton. Técnica, Espaço, Tempo: Globalização e Meio Técnico-Científico Informacional. São Paulo: Hucitec, 1994.
WILLIAMS, Raymond. O Campo e a Cidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática 2024

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.