A presença digital nas estratégias de migração AM-FM das rádios de Goiânia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497783225

Palavras-chave:

Migração AM-FM, Cultura da Convergência, Rádio Expandido

Resumo

Até o fim de 2022, três emissoras de rádio de Goiânia concluíram o processo de migração e iniciaram a atuação no canal FM. A Bandeirantes Goiânia, Moov e Difusora concluíram este processo dez anos depois da autorização do governo federal. Este artigo tem o objetivo de analisar o processo de migração das emissoras goianienses a partir dos conceitos da Cultura da Convergência de Jenkins (2008), Cultura da Conexão de Jenkins (2014) e Rádio Expandido de Kischinhevsky (2016). A migração está muito distante de se consolidar como uma solução única e responsável de elevar o rádio a um novo patamar de protagonismo nas mediações sociais e a falta de estratégia híbrida pode condenar todos os investimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Pavan, https://orcid.org/0000-0001-6226-1562

Doutor em Comunicação e docente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação na Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás.

Referências

BASILIO, Esdra. Inclusão informacional: estudo de caso jornal Daqui. Identidade, gênero e a palavra: diferentes práticas de leitura /Andréa Pereira dos Santos, Eguimar Felício Chaveiro (Orgs). – Goiânia : Gráfica UFG, 2015.

BECKER, B. Análise Televisual Convergente: um procedimento metodológico para leitura crítica dos processos comunicativos de telejornais e programas televisivos. Galáxia: revista transdisciplinar de comunicação, semiótica, cultura / Programa de Estudos Pós Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, n.42, set-dez 2019, p.69-81 – São Paulo: PUC-SP – EDUC, 2019.

BERTONCELLO, Marcos N. A Convergência no Radiojornalismo: Uma análise das transmissões da rádio Jovem Pan de São Paulo através do Facebook. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Escola de Comunicação, Artes e Design, PUC-RS. Porto Alegre, 2019.

BIANCO, Nélia R. Del. Atuação do Conselho Consultivo do Rádio Digital: em busca de um formato de digitalização adequado à realidade brasileira. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Manaus, set. 2013. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2013/resumos/R80062-1.pdf>. Acesso em: 05 jan. 2023.

BORGES, Rosana; PAVAN, Ricardo. O Caipira que vos Fala: A História do Rádio em Goiás dos Alto-Falantes às Emissoras Profissionais (1920-1980). RADDATZ, Vera Lucia Spacil... [et al.] (org.). Rádio No Brasil 100 anos de história em (Re)Construção: Ijuí: Editora Unijuí, 2020.

CANAVILHAS, J. Da remediação à Convergência: um olhar sobre os media portugueses. Brazilian Journalism Reserach – vol 8 – nº1 – 2012.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: do conhecimento à política. In:___. CARDOSO, Gustavo (orgs.). A sociedade em rede: do conhecimento à acção política. Lisboa: Imprensa Nacional: Casa da Moeda, 2006. (p. 17-30)

CURADO, Camila Cristina. Migração de rádios AM para FM: processos de preparação e perspectivas de mudança frente à convergência tecnológica. 2015. 194 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

FERRAZ, G. C. T. Programa de rádio Palavra de Mulher: a comunicação como aliada na defesa de direitos. 2022. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. Tradução Susana Alexandria. – São Paulo: Aleph, 2008.

JENKINS, Henry. Cultura da Conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável / Henry Jenkins, Sam Ford e Joshua Green; tradução Patrícia Arnaud. – São Paulo: Aleph, 2014.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio e Mídias Sociais: Mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. – 1ª Edição. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016.

PALACIOS, Marcos. Ruptura, Continuidade e Potencialização no Jornalismo Online: O lugar da memória. In: MACHADO, Elias & PALACIOS, Marcos (Orgs), Modelos do Jornalismo Digital, Salvador: Editora Calandra, 2003.

TONDOLO, V. PAVAN, R.. Sagres Online: A mudança na relação entre as plataformas online e offline na produção jornalística local. – XIV Seminário Internacional de Mídia, Cultura, Cidadania e Informação – SEMIC, Março 2021 – Universidade Federal de Goiás – Goiânia-GO – 2021.

VIANA, Luana; SANTOS, Priscila; ALVES, Ticiane. Apropriação da plataforma digital observada através de homepages da Rádio Itatiaia. Revista Rádio-Leituras, Mariana-MG, v. 9, n. 02, pp.177-195, jul./dez. 2018

VIANA JÚNIOR, José Eudes. Papo de Rádio: as exigências de mercado e os novos perfis da audiência como fatores de influência sobre o modo de (des)fazer rádio nos dias de hoje: o fim da Rádio Globo de São Paulo. Orientador: Ricardo Jorge de Lucena Lucas. 2022. 50 f. TCC (Graduação em Jornalismo) - Curso de Graduação em Jornalismo, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.

Downloads

Publicado

01-12-2023

Como Citar

Tondolo, V. L., & Pavan, R. (2023). A presença digital nas estratégias de migração AM-FM das rádios de Goiânia. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 22(49). https://doi.org/10.5902/2175497783225

Edição

Seção

Convergência e Distribuição Multiplataforma: reconfigurações da indústria criativa