A presença digital nas estratégias de migração AM-FM das rádios de Goiânia
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497783225Palavras-chave:
Migração AM-FM, Cultura da Convergência, Rádio ExpandidoResumo
Até o fim de 2022, três emissoras de rádio de Goiânia concluíram o processo de migração e iniciaram a atuação no canal FM. A Bandeirantes Goiânia, Moov e Difusora concluíram este processo dez anos depois da autorização do governo federal. Este artigo tem o objetivo de analisar o processo de migração das emissoras goianienses a partir dos conceitos da Cultura da Convergência de Jenkins (2008), Cultura da Conexão de Jenkins (2014) e Rádio Expandido de Kischinhevsky (2016). A migração está muito distante de se consolidar como uma solução única e responsável de elevar o rádio a um novo patamar de protagonismo nas mediações sociais e a falta de estratégia híbrida pode condenar todos os investimentos.
Downloads
Referências
BASILIO, Esdra. Inclusão informacional: estudo de caso jornal Daqui. Identidade, gênero e a palavra: diferentes práticas de leitura /Andréa Pereira dos Santos, Eguimar Felício Chaveiro (Orgs). – Goiânia : Gráfica UFG, 2015.
BECKER, B. Análise Televisual Convergente: um procedimento metodológico para leitura crítica dos processos comunicativos de telejornais e programas televisivos. Galáxia: revista transdisciplinar de comunicação, semiótica, cultura / Programa de Estudos Pós Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, n.42, set-dez 2019, p.69-81 – São Paulo: PUC-SP – EDUC, 2019.
BERTONCELLO, Marcos N. A Convergência no Radiojornalismo: Uma análise das transmissões da rádio Jovem Pan de São Paulo através do Facebook. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Escola de Comunicação, Artes e Design, PUC-RS. Porto Alegre, 2019.
BIANCO, Nélia R. Del. Atuação do Conselho Consultivo do Rádio Digital: em busca de um formato de digitalização adequado à realidade brasileira. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Manaus, set. 2013. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2013/resumos/R80062-1.pdf>. Acesso em: 05 jan. 2023.
BORGES, Rosana; PAVAN, Ricardo. O Caipira que vos Fala: A História do Rádio em Goiás dos Alto-Falantes às Emissoras Profissionais (1920-1980). RADDATZ, Vera Lucia Spacil... [et al.] (org.). Rádio No Brasil 100 anos de história em (Re)Construção: Ijuí: Editora Unijuí, 2020.
CANAVILHAS, J. Da remediação à Convergência: um olhar sobre os media portugueses. Brazilian Journalism Reserach – vol 8 – nº1 – 2012.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: do conhecimento à política. In:___. CARDOSO, Gustavo (orgs.). A sociedade em rede: do conhecimento à acção política. Lisboa: Imprensa Nacional: Casa da Moeda, 2006. (p. 17-30)
CURADO, Camila Cristina. Migração de rádios AM para FM: processos de preparação e perspectivas de mudança frente à convergência tecnológica. 2015. 194 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
FERRAZ, G. C. T. Programa de rádio Palavra de Mulher: a comunicação como aliada na defesa de direitos. 2022. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. Tradução Susana Alexandria. – São Paulo: Aleph, 2008.
JENKINS, Henry. Cultura da Conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável / Henry Jenkins, Sam Ford e Joshua Green; tradução Patrícia Arnaud. – São Paulo: Aleph, 2014.
KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio e Mídias Sociais: Mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. – 1ª Edição. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016.
PALACIOS, Marcos. Ruptura, Continuidade e Potencialização no Jornalismo Online: O lugar da memória. In: MACHADO, Elias & PALACIOS, Marcos (Orgs), Modelos do Jornalismo Digital, Salvador: Editora Calandra, 2003.
TONDOLO, V. PAVAN, R.. Sagres Online: A mudança na relação entre as plataformas online e offline na produção jornalística local. – XIV Seminário Internacional de Mídia, Cultura, Cidadania e Informação – SEMIC, Março 2021 – Universidade Federal de Goiás – Goiânia-GO – 2021.
VIANA, Luana; SANTOS, Priscila; ALVES, Ticiane. Apropriação da plataforma digital observada através de homepages da Rádio Itatiaia. Revista Rádio-Leituras, Mariana-MG, v. 9, n. 02, pp.177-195, jul./dez. 2018
VIANA JÚNIOR, José Eudes. Papo de Rádio: as exigências de mercado e os novos perfis da audiência como fatores de influência sobre o modo de (des)fazer rádio nos dias de hoje: o fim da Rádio Globo de São Paulo. Orientador: Ricardo Jorge de Lucena Lucas. 2022. 50 f. TCC (Graduação em Jornalismo) - Curso de Graduação em Jornalismo, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.