Os cegos e a publicidade: o papel das tecnologias assistivas em mensagens publicitárias

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2175497766160

Mots-clés :

Acessibilidade Digital, Tecnologia Assistiva, Publicidade Inclusiva.

Résumé

A publicidade é pensada para as pessoas cegas? Este estudo, de cunho teórico-metodológico, investiga se o uso das tecnologias assistivas é efetivo na propaganda digital, tendo como objetivo compreender se as tecnologias que dão suporte às pessoas cegas oferecem acessibilidade na publicidade. Trata-se de um estudo qualitativo por meio de entrevistas semiestruturadas idealizadas com base na literatura, aplicadas para 19 pessoas deficientes visuais. Quanto ao método utilizado foi o de Casos Múltiplos, sendo a análise dos dados coletados elaborada por meio da técnica de análise de conteúdo com base em Bardin (2010) e estruturada no software ATLAS.ti®. Os resultados apontam que as pessoas com deficiência visual encontram dificuldades para acessar conteúdos ou até realizar compras online, além de evidenciar que as propagandas não são pensadas para o público deficiente.

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Silvia Spagnol Simi dos Santos, Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC

Doutora em Administração, Mestre em Ciências da Linguagem, MBA em Estratégias de Marketing, Especialista em Comunicação e Marketing, Especialista em Novas Mídias, Rádio e TV e Graduação em Publicidade e Propaganda. É professora da UNOESC. Tem experiência nas áreas de Estratégia, Desempenho, Marketing, Propaganda, Branding, Design Visual, Produção Gráfica, Semiótica e áreas afins. E-mail: silvia.simi@unoesc.edu.br | https://orcid.org/0000-0003-3897-1673. (Texto informado pelo autor)

Tainá Aparecida Martinelli, Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC

Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC.

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Publié-e

2023-12-01

Comment citer

Santos, S. S. S. dos, & Martinelli, T. A. (2023). Os cegos e a publicidade: o papel das tecnologias assistivas em mensagens publicitárias. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 22(49). https://doi.org/10.5902/2175497766160

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Artigos Livres