O “lugar” das Relações Públicas na Indústria Criativa

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2175497732684

Mots-clés :

Indústria Criativa, Relações Públicas, Creative Service Providers

Résumé

A comunicação encontra, na indústria criativa, um campo profícuo para discussões científicas. Às relações públicas a problemática recai em percebê-la enquanto ciência ou arte e em posicioná-la na indústria criativa. A presente pesquisa, exploratória, bibliográfica e documental objetiva perceber tal posicionamento, discutindo a metodologia do Department for Culture, Media and Sport do Reino Unido. Conclui-se o artigo argumentando que as relações públicas, a partir das práticas, da ocupação profissional e da atividade econômica, são creative service providers da indústria criativa.

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Biographie de l'auteur-e

Tiago Costa Martins, Universidade Federal do Pampa, São Borja, RS

Bacharel em Comunicação Social, hab. Relações Públicas, pela Universidade Federal de Santa Maria (2002). Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2014), com pesquisa no Exterior (bolsista PDSE/CAPES nº18017126) na Universidade da Beira Interior - UBI, Laboratório de Comunicação - LabCom, Covilhã, Portugal (2013). Pesquisador Ministério da Cultura/CNPq Edital Nº 80/2013, Economia Criativa no Brasil (2013-2015). Pesquisador CNPq Edital Chamada Universal 01/2016, Comunicação Pública e Indicadores Culturais (2017-2020). Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa - mestrado profissional, Unipampa. Professor Adjunto do Curso de Relações Públicas - ênfase em produção cultural. Integrante do Grupo de Pesquisa "Processos e Práticas em Atividades Criativas e Culturais" (Unipampa/CNPq). Integrante do Observatório Missioneiro de Atividades Criativas e Culturais - OMiCult. Atualmente em afastamento para pós doutoramento na UI&D - Centre for research in Communication, Information and Digital Culture CIC.DIGITAL Porto - Mestrado em Comunicação e Gestão das Indústrias Criativas, Universidade do Porto, Portugal. Atua nas áreas de comunicação, cultura e desenvolvimento com ênfase em economia, política e indicadores culturais.

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Publié-e

2019-06-02

Comment citer

Martins, T. C. (2019). O “lugar” das Relações Públicas na Indústria Criativa. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 18(36). https://doi.org/10.5902/2175497732684

Numéro

Rubrique

Comunicação e Indústria Criativa