Dom Quixote e o gaúcho campeiro: uma leitura fenomenológica na mediação da realidade

Autores

  • Marcela Guimarães Silva Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Tiago Costa Martins Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497723001

Palavras-chave:

Cultura, Interação, TICs

Resumo

A partir de um exercício metodológico de tipo-ideal este artigo tem por objetivo compreender a dinâmica das múltiplas realidades que envolvem o mundo social, especialmente o mundo dos gaúchos campeiros oriundos do interior do Rio Grande do Sul, Brasil. A compreensão da fenomenologia social, através do ensaio de Alfred Schutz sobre a obra de Miguel de Cervantes, Dom Quixote, é a base comparativa para entender como o contexto social, as interações em co-presença e as interações mediadas são elementos que compõe o processo de construção da realidade. O estudo empírico realizado com os gaúchos do meio rural, especialistas nas atividades pastoris, destaca uma realidade particular e positiva para o entendimento do território, do desenvolvimento e da condição de vida. Os resultados sob o ponto de vista fenomenológico são pertinentes ao se analisar o contexto social e as interações estabelecidas no “âmbito de significado finito” na vida desses agentes sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Guimarães Silva, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Professora Adjunta II do curso de Relações Públicas - ênfase em produção cultural; coordenadora da Especialização em Atividades Criativas e Culturais e coodenadora do Observatório Missioneiro em Atividades Criativas e Culturais (OMiCult) na Unipampa.

Tiago Costa Martins, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Professor Adjunto I do curso de Relações Públicas - ênfase em produção cultural; coodenador do Observatório Missioneiro em Atividades Criativas e Culturais (OMiCult) na Unipampa. É pós-doutorando em Administração pela Universidade de Fortaleza (Unifor).

Downloads

Publicado

16-07-2016

Como Citar

Silva, M. G., & Martins, T. C. (2016). Dom Quixote e o gaúcho campeiro: uma leitura fenomenológica na mediação da realidade. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 15(29). https://doi.org/10.5902/2175497723001

Edição

Seção

Artigos Livres