A inclusão e a exclusão da voz das crianças na Revista Veja

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497765798

Palabras clave:

Infância. Fontes jornalísticas. Jornalismo de revista.

Resumen

Partindo do pressuposto de que­ a criança é um sujeito com autonomia e competência de produzir sentido social sobre a realidade que a rodeia (SARAMAGO, 2001), este artigo tem como objetivo compreender como sua voz é – ou não – incluída no conteúdo jornalístico da Veja, revista semanal de maior tiragem no Brasil. Para isso, foram examinadas todas as edições impressas do ano de 2019. Das 52 revistas, oito apresentam a fala de um total de nove crianças. Das citações, três aparecem no modo direto, uma é indireta e cinco são citações que denominamos como híbridas, quando um adulto declara algo que uma criança falou. Seguindo as categorias propostas por Ponte (2009), as temáticas em que a voz das crianças mais aparece são: Risco Social e Comportamento, Culturas e Consumo. Por fim, elas estão representadas como pertencentes a dois grandes grupos: crianças em risco e crianças consumidoras.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thaís Helena Furtado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora permanente do curso de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Departamento de Comunicação da UFRGS e líder do Nupejor (Núcleo de Pesquisa em Jornalismo). Doutora em Comunicação e Informação pela mesma universidade, autora da tese “O jornalismo infantil e o desejo de consumo: o discurso da revista Recreio”. Mestre em Letras, na área de Análise do Discurso, pela UFRGS. Pesquisadora cofundadora da Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e adolescências (Recria). Foi repórter e subeditora da revista Veja e editora do jornal Zero Hora.

Sophia Maia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduanda do curso de Jornalismo da UFRGS e bolsista de Iniciação Científica da FAURGS pelo Pro-grama Institucional de Auxílio à Pesquisa de Docentes Recém-contratados pela UFRGS

Valentina Bressan, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduanda do curso de Jornalismo da UFRGS e bolsista de Iniciação Científica da FAURGS pelo Pro-grama Institucional de Auxílio à Pesquisa de Docentes Recém-contratados pela UFRGS.

Publicado

2022-03-31 — Actualizado el 2022-04-21

Versiones

Cómo citar

Furtado, T. H., Maia, S., & Bressan, V. (2022). A inclusão e a exclusão da voz das crianças na Revista Veja. Animus.La Revista Interamericana De Comunicación Mediática, 21(45). https://doi.org/10.5902/2175497765798 (Original work published 31 de marzo de 2022)

Número

Sección

As muitas dimensões do Jornalismo de Revista