A inclusão e a exclusão da voz das crianças na Revista Veja
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497765798Palabras clave:
Infância. Fontes jornalísticas. Jornalismo de revista.Resumen
Partindo do pressuposto de que a criança é um sujeito com autonomia e competência de produzir sentido social sobre a realidade que a rodeia (SARAMAGO, 2001), este artigo tem como objetivo compreender como sua voz é – ou não – incluída no conteúdo jornalístico da Veja, revista semanal de maior tiragem no Brasil. Para isso, foram examinadas todas as edições impressas do ano de 2019. Das 52 revistas, oito apresentam a fala de um total de nove crianças. Das citações, três aparecem no modo direto, uma é indireta e cinco são citações que denominamos como híbridas, quando um adulto declara algo que uma criança falou. Seguindo as categorias propostas por Ponte (2009), as temáticas em que a voz das crianças mais aparece são: Risco Social e Comportamento, Culturas e Consumo. Por fim, elas estão representadas como pertencentes a dois grandes grupos: crianças em risco e crianças consumidoras.
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