NOSFERATO NO BRASIL (1971): VAMPIRO POP NO CINEMA BRASILEIRO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497763092

Palabras clave:

Cinema brasileiro. Super-8. Cultura pop. Vampiro. Ivan Cardoso.

Resumen

Este texto deseja investigar o esconderijo dos vampiros na ficção cinematográfica brasileira. Queremos sugerir que esses monstros importados, após enfrentarem desafios em sua aclimatação ao cinema nacional, acabaram encontrando o abrigo para sua eterna e sanguinária existência no mais frágil dos meios audiovisuais: o Super-8. O foco de nossa análise será o filme Nosferato no Brasil (Ivan Cardoso, 1971), uma das obras mais conhecidas do ciclo superoitista brasileiro dos anos 1970. Pretendemos descrever como o personagem-título desse filme foi criado a partir de um repertório que inclui diversas referências à cultura pop dos anos 1950 e 1960, o que fez dele, talvez, o único vampiro poderoso do cinema brasileiro.

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Biografía del autor/a

Laura Loguercio Cánepa, Universidade Anhembi Morumbi

Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi

Publicado

2021-11-18

Cómo citar

Cánepa, L. L. (2021). NOSFERATO NO BRASIL (1971): VAMPIRO POP NO CINEMA BRASILEIRO. Animus.La Revista Interamericana De Comunicación Mediática, 20(44). https://doi.org/10.5902/2175497763092

Número

Sección

Artigos Livres