JORNALISMO SENTADO, CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA E POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO EM CABO VERDE

Autores/as

  • Silvino Lopes Évora Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, Cabo Verde e Universidade do Minho, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549773633

Palabras clave:

Cidadania democrática. Políticas de comunicação. Opinião pública.

Resumen

Resumo

A construção democrática é um processo longo, que conta com o contributo da comunicação social. Em Cabo Verde, a abertura formal do regime deu-se em 1990. Em Janeiro de 1991, realizou-se as primeiras eleições legislativas democráticas. O trabalho dos media é muito importante na construção democrática, pelo que as democracias modernas exigem opinião pública formada, liberdade de imprensa, respeito pela diferença e autonomia de pensamento. Quanto a Cabo Verde, importa realçar que os jornalistas nem sempre souberam encaixar-se no processo de construção da democracia. Em vez de jornalismo isento, órgãos independentes e profissionais livres, encontramos órgãos de comunicação social a lutar entre si, reencarnando os combates político-partidários.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Silvino Lopes Évora, Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, Cabo Verde e Universidade do Minho, Portugal.

Silvino Lopes Évora é Professor Auxiliar da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde e Membro do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. Doutorado e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, o autor possui uma Pós-graduação em Jornalismo Judiciário pela Universidade Católica Portuguesa e uma Licenciatura em Jornalismo pela Universidade de Coimbra. Tem quatro livros publicados: Rimas no Deserto (2009) Passaporte da Diáspora (2010), ambos de poesia; Concentração dos Media e Liberdade de Imprensa (2010)

Publicado

2011-09-06

Cómo citar

Évora, S. L. (2011). JORNALISMO SENTADO, CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA E POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO EM CABO VERDE. Animus.La Revista Interamericana De Comunicación Mediática, 10(19). https://doi.org/10.5902/217549773633

Número

Sección

Artigos Livres