A Revista Americana como um veículo de sonhos e a ilusão americana, de Eduardo Prado – representações de pan-americanismo (1909 – 1919)

Autores/as

  • Larissa Milanezi Fabriz Aluna do Programa de Pós Graduação em História Social das Relações Políticas da Universidade Federal do Espírito Santo - PPGHIS/UFES. A pesquisa de doutorado é financiada pela CAPES. Doutorado. Orientação: Dra. Juçara Luzia Leite. http://orcid.org/0000-0003-1334-8834

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497729670

Palabras clave:

Imigração, Paz, Solidariedade Continental.

Resumen

O presente trabalho analisa a Revista Americana (1909-1919), publicação oriunda do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, como um espaço de opinião pública e comunidade interpretativa portadora de um conjunto de práticas específicas que autorizavam a publicação de artigos. Analisaremos como a Revista, que fora qualificada por seus editores como um veículo de sonhos, também se tornou portadora de ilusões em virtude das limitações que veiculou a respeito de outros povos e da imigração no continente americano. Para tanto, analisamos artigos publicados na Revista e o livro A Ilusão Americana, do brasileiro Eduardo Prado. Nossas conclusões apontam que as restrições defendidas por esses intelectuais carregavam representações de determinados grupos de imigrantes como aqueles que comprometeriam a paz e o desenvolvimento do continente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Larissa Milanezi Fabriz, Aluna do Programa de Pós Graduação em História Social das Relações Políticas da Universidade Federal do Espírito Santo - PPGHIS/UFES. A pesquisa de doutorado é financiada pela CAPES. Doutorado. Orientação: Dra. Juçara Luzia Leite.

Larissa Fabriz é Historiadora que pesquisa a história da América Latina, especializada em intelectuais do continente que publicaram entre os séculos XIX e XX, relações internacionais e Pan-americanismo. Possui licenciatura plena em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010). É Mestre em História no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL DAS RELAÇÕES POLÍTICAS, na Universidade Federal do Espírito Santo (2014), sob orientação da Professora Dra. Juçara Luzia Leite. A dissertação da autora explorou a performance do diplomata brasileiro Joaquim Nabuco enquanto este ocupou o cargo de embaixador em Washington entre 1909 e 1909. Atualmente, é doutoranda do mesmo programa, bolsista da CAPES, sob orientação da Professora Dra. Juçara Luzia Leite e desenvolve pesquisa para analisar o periódico Revista Americana, do início do século XX.

Publicado

2017-12-19

Cómo citar

Fabriz, L. M. (2017). A Revista Americana como um veículo de sonhos e a ilusão americana, de Eduardo Prado – representações de pan-americanismo (1909 – 1919). Animus.La Revista Interamericana De Comunicación Mediática, 16(32). https://doi.org/10.5902/2175497729670

Número

Sección

Artigos Livres