REDES DE DESEJOS CONSONANTES: A IMPOSSIBILIDADE DA POLIFASIA COGNITIVA NA ERA DA PÓS-VERDADE

Autores

  • Arthur Walber Viana Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS
  • Valdir Jose Morigi Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS https://orcid.org/0000-0002-2304-399X

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497728205

Palavras-chave:

Pós-verdade, Polifasia cognitiva, Teoria da Dissonância Cognitiva

Resumo

Reflete sobre como se constroem as versões de verdade diante do fenômeno da pós-verdade. Para tanto, propõe um aprofundamento teórico sobre as maneiras que indivíduos formulam seus pontos de vista e sobre como os seus modos de saber se relacionam, em âmbito individual e social. A partir de perspectivas da Psicologia Social e da Sociologia, situa o fenômeno da pós-verdade historicamente. Vê nas novas formas de socialização da informação e na lógica das redes sociais digitais movimentos que ampliam a busca por consonância cognitiva e, assim, afastam-nos da diversidade de pensamentos. Tal ocorrência dificulta a efetivação da hipótese da polifasia cognitiva (a construção dialética de saberes mais tolerantes a partir da coexistência de diferentes tipos de racionalidade em um mesmo indivíduo ou grupo social), abrindo espaço para discursos de ódio e fascismos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Walber Viana, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista CAPES.

Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo (UFRGS).

Membro do grupo de pesquisa "Porto Alegre Imaginada: a mídia e as representações dos cidadãos sobre a cidade", coordenado pelo Dr. Prof. Valdir Jose Morigi.

Co-fundador da Revista Bastião, publicação alternativa criada em 2011 em Porto Alegre.

Valdir Jose Morigi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e professor titular da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

27-12-2018

Como Citar

Viana, A. W., & Morigi, V. J. (2018). REDES DE DESEJOS CONSONANTES: A IMPOSSIBILIDADE DA POLIFASIA COGNITIVA NA ERA DA PÓS-VERDADE. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 17(35). https://doi.org/10.5902/2175497728205

Edição

Seção

Artigos Livres