A JUSTIÇA NO PALCO DOS MEDIA: A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DOS JUÍZES DO MENSALÃO EM NARRATIVAS DE VEJA E ÉPOCA

Autores

  • Bruno Araújo Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497724601

Palavras-chave:

Justice. Media. Discourse

Resumo

Este trabalho estuda um aspecto muito específico da relação entre os media e a justiça nas democracias do nosso tempo, qual seja, o modo como o jornalismo constrói, em suas narrativas, a imagem dos juízes, os principais atores da justiça, em coberturas que conferem grande visibilidade ao universo judicial. Como trabalho empírico, analisaremos como as duas principais revistas de informação do Brasil, Veja e Época, construíram a imagem dos juízes do Supremo Tribunal Federal durante os quatro meses de julgamento da Ação Penal 470, o popular processo do Mensalão, que aconteceu entre agosto e dezembro de 2012. A análise do corpus, constituído por 20 edições das revistas, será realizada por meio da aplicação de categorias da análise critica do discurso, com especial foco em ferramentas sistematizadas por Theo van Leeuwen e Norman Fairclough.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Araújo, Universidade de Brasília

Doutorando em Comunicação na Universidade de Brasília. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Mídia, Cultura e Política e  Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política, ambos da UnB. Integra o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra.

Downloads

Publicado

27-12-2018

Como Citar

Araújo, B. (2018). A JUSTIÇA NO PALCO DOS MEDIA: A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DOS JUÍZES DO MENSALÃO EM NARRATIVAS DE VEJA E ÉPOCA. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 17(35). https://doi.org/10.5902/2175497724601

Edição

Seção

Artigos Livres