Cartografias e devires dos Microgrupos de Poder na Internet: o Ciberativismo do Greenpeace como Produtor Social na Internet

Autores/as

  • Maria Ivete Trevisan Fossá UFSM
  • Rafaela Caetano Pinto UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549772438

Resumen

Com o processo de globalização, em que a sociedade está cada vez mais imersa no mundo das novas tecnologias de informação e de comunicação, o desenvolvimento de novos dispositivos midiáticos como a internet amplia as possibilidades de interação e de organização dos novos movimentos sociais em escala global. Este artigo contempla os atores cujo foco e recorte analítico compõe a subpolítica, ou seja, os microgrupos de poder. Trata-se de uma reflexão sobre o Greenpeace, enquanto produtor social, que utiliza o ciberativismo como estratégia para construir um imaginário social e conscientizar os indivíduos e organizações dos impactos nocivos sobre o meio ambiente. Assim, pretende-se descrever algumas ações da organização para entender de que forma ela busca atingir seu objetivo de mobilização social em torno de problemas ambientais globais.

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Biografía del autor/a

Rafaela Caetano Pinto, UFSM

Publicado

2010-12-28

Cómo citar

Fossá, M. I. T., & Pinto, R. C. (2010). Cartografias e devires dos Microgrupos de Poder na Internet: o Ciberativismo do Greenpeace como Produtor Social na Internet. Animus.La Revista Interamericana De Comunicación Mediática, 9(18). https://doi.org/10.5902/217549772438

Número

Sección

Dossiê Temático: Comunicação e Política