Cartografias e devires dos Microgrupos de Poder na Internet: o Ciberativismo do Greenpeace como Produtor Social na Internet

Authors

  • Maria Ivete Trevisan Fossá UFSM
  • Rafaela Caetano Pinto UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549772438

Abstract

Com o processo de globalização, em que a sociedade está cada vez mais imersa no mundo das novas tecnologias de informação e de comunicação, o desenvolvimento de novos dispositivos midiáticos como a internet amplia as possibilidades de interação e de organização dos novos movimentos sociais em escala global. Este artigo contempla os atores cujo foco e recorte analítico compõe a subpolítica, ou seja, os microgrupos de poder. Trata-se de uma reflexão sobre o Greenpeace, enquanto produtor social, que utiliza o ciberativismo como estratégia para construir um imaginário social e conscientizar os indivíduos e organizações dos impactos nocivos sobre o meio ambiente. Assim, pretende-se descrever algumas ações da organização para entender de que forma ela busca atingir seu objetivo de mobilização social em torno de problemas ambientais globais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Rafaela Caetano Pinto, UFSM

Published

2010-12-28

How to Cite

Fossá, M. I. T., & Pinto, R. C. (2010). Cartografias e devires dos Microgrupos de Poder na Internet: o Ciberativismo do Greenpeace como Produtor Social na Internet. Animus.Inter-American Journal of Media Communication, 9(18). https://doi.org/10.5902/217549772438

Issue

Section

Thematic Dossier: Communication and Politics