Na trilha do Monde Diplomatique: uma internacionalização da imprensa à francesa

Autores

  • Juliana Sayuri Ogassawara Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497718268

Palavras-chave:

le monde diplomatique, imprensa, intelectuais

Resumo

Ancorado na história dos intelectuais, na história política e na história do tempo presente, este artigo aborda o processo de internacionalização do periódico francês Le Monde Diplomatique, destacando como seus jornalistas e intelectuais contribuíram para a consolidação da linha editorial da publicação. Fundado em 1954, em Paris, por Hubert Beuve-Méry, Le Monde Diplomatique teve suas ideias alastradas por diversos países – em fevereiro de 2013, o magazine tinha mais de 40 edições internacionais, entre versões impressas e estritamente eletrônicas, considerado um fenômeno único na imprensa internacional. Ao longo de sua trajetória, Le Monde Diplomatique teve sua linha editorial historicamente marcada por diretrizes politizadas, declaradamente antiimperialistas e antineoliberais.

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Biografia do Autor

Juliana Sayuri Ogassawara, Universidade Federal de Santa Catarina

Jornalista, doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutoranda pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É autora de Diplô: Paris – Porto Alegre (Com-Arte, 2016) e Paris – Buenos Aires (Alameda, 2017, no prelo). Tem experiência nas áreas de Jornalismo e História, com ênfase em História Contemporânea, História dos Intelectuais e História do Tempo Presente.

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Publicado

07-07-2017

Como Citar

Ogassawara, J. S. (2017). Na trilha do Monde Diplomatique: uma internacionalização da imprensa à francesa. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 16(31). https://doi.org/10.5902/2175497718268

Edição

Seção

Artigos Livres